24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Safra grande e estoques pressionam laranja

Safra grande e estoques pressionam laranja

02/05/2012 21h59 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Safra grande e estoques pressionam laranja

Uma safra ainda grande e estoques elevados devem pressionar as cotações da laranja este ano no Brasil, podendo levar o governo a adotar novamente uma linha de crédito para estocagem de suco, disse o presidente da CitrusBR nesta quarta-feira, 2.

 

Estimativa da CitrusBr, que reúne os exportadores, aponta a safra 2012/13 em 364 milhões de caixas de40,8 kg, com queda de 15% ante o ano anterior.

“Este número de safra é menor que no ano passado, mesmo assim ainda é grande e preocupante… está entre as seis maiores da história e deve fazer o preço da fruta cair, junto com os estoques”, disse Christian Lohbauer, presidente executivo da CitrusBR.

A indústria estima os estoques de passagem de suco de laranja do Brasil em 524 mil toneladas em julho deste ano.

O volume acima reflete a combinação das cerca de 311 mil toneladas sob custódia do governo, ou seja dado como garantia para concessão do financiamento da LEC (Linha Especial de Crédito), mais as 213 mil toneladas de suco remanescentes da safra 2011/12, a segunda maior registrada.

A partir de julho parte dos estoques de suco que foram dados como garantia do financiamento da LEC poderão ser liberados.

A LEC foi concedida sob o compromisso da indústria de pagar um preço mínimo de 10 reais por caixa de laranja ao produtor.

Com o estoque elevado e produção ainda entre as maiores, a indústria considera que este preço poderá cair abaixo desta marca de 10 reais. Isso em meio a um cenário de consumo em baixa, acrescenta Lohbauer.

Segundo ele, a possibilidade de reedição da LEC está em discussão no governo, mas o tema segue pendente após duas reuniões com o governo.

“A LEC tem que ser definida logo, antes do início da colheita”, disse. A colheita da laranja é feita um duas etapas: na primeira, vai de maio a junho; e depois entre fevereiro e março. O ano-safra da laranja vai de julho a junho.

 

EXPORTAÇÕES

Questionado se a safra menor teria impacto nas exportações brasileiras, o presidente da CitrusBR ponderou que o efeito deverá ser limitado, uma vez que o país deverá contar com estes amplos estoques.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) desta quarta-feira mostram forte queda nas vendas externas de suco de laranja do Brasil, que somaram 63,6 mil toneladas em abril, ante 152,8 mil toneladas no mesmo mês do ano passado.

A indústria sofreu uma baixa no início deste ano, quando o órgão regulador para alimentos e saúde dos Estados Unidos (FDA) barrou carregamentos de suco de laranja concentrado e congelado (Fcoj, na sigla em inglês) do Brasil após ter descoberto vestígios de carbendazim, fungicida proibido nos EUA.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x