25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > São Carlos está entre as 60 melhores cidades para se fazer negócios

São Carlos está entre as 60 melhores cidades para se fazer negócios

19/07/2019 06h01 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
São Carlos está entre as 60 melhores cidades para se fazer negócios

A primeira colocada é Vitória, no Espírito Santo. Subiu uma posição em relação ao ano anterior. Os eixos de destaque da cidade são: capital humano e desenvolvimento econômico

Estudo da empresa Urban Systems aponta São Carlos entre as 60 melhores cidades do Brasil para se fazer negócios. Os dados são referentes a 2018 e na comparação com 2017, subiu 61ª posição para a 60ª.
O estudo foca em regiões do país com maior oportunidade de crescimento, avalia as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando condições e infraestrutura disponíveis. Apresenta também quatro recortes do tema, focando nas melhores cidades em relação ao desenvolvimento econômico, capital humano, desenvolvimento social e infraestrutura. O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é calculado através da metodologia de análise estatística chamada: IQM, que é o Índice de Qualidade Mercadológica, servindo como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.
A primeira colocada é Vitória, no Espírito Santo. Subiu uma posição em relação ao ano anterior. Os eixos de destaque da cidade são: capital humano e desenvolvimento econômico. Dentre os indicadores da cidade, destacam-se os docentes do Ensino Médio com Ensino Superior: 98,3%, matrículas no Ensino Superior por População Economicamente Ativa (PEA): 187 / mil habitantes, trabalhadores formais com ensino superior: 35% e população economicamente ativa: 73%. São Caetano do Sul (SP) figura na segunda colocação.
Desenvolvimento
No quesito desenvolvimento econômico, São Carlos ocupou a 29ª posição. Em 2017, não houve a medição. A primeira colocada foi Barueri (SP). A cidade conta com diversidade econômica, com importância em setores de serviço, educação, logística e industrial.
No item Capital Humano, São Carlos subiu oito posições na comparação entre 2017 e 2018. Hoje está da 31ª colocação. Vitória (ES) ficou em 1º lugar. O destaque ficou para o crescimento dos empregos formais com ensino superior: 4,4% e a renda média dos trabalhadores formais em R$ 3,8 mil.
Em Desenvolvimento Social, subiu oito posições. Ocupa o 14º lugar. São Caetano do Sul (SP) se destacou nesse aspecto, ocupando 1º posto. A cidade conta com um dos maiores IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do país e com um dos mais baixos índices de população extremamente pobre (inferior a 0,1%).
Acerca da Infraestrutura, São Carlos caiu quatro posições. Está na 96ª colocação. São Paulo (SP) está na primeira colocação. O secretário de Planejamento e Gestão, Caco Colenci, comentou os números. “Quando um empresário procura um município para investir, ele busca uma cidade prosperando e com segurança jurídica. E foi isso que a administração do prefeito Airton Garcia buscou nesses anos. Esses números nos motivam a melhorar ainda mais o ambiente para o município crescer e gerar qualidade de vida”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x