25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > São Carlos tem geração de empregos dez vezes menor que Araraquara

São Carlos tem geração de empregos dez vezes menor que Araraquara

16/10/2019 07h26 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
São Carlos tem geração de empregos dez vezes menor que Araraquara

 São Carlos gerou, em 2019, 10 vezes menos empregos que sua vizinha Araraquara. A cidade também perde de goleada na área para Barueri e Indaiatuba. É o que mostram os dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão vinculado ao Ministério do trabalho. Os dados são dos meses de janeiro até agosto deste ano.

As cidades utilizadas como base para comparação tem porte semelhante ao de São Carlos no número de habitantes. Entretanto, a maioria delas apresenta resultados bastante superiores ao do nosso município quando se fala em geração de empregos. Ao longo do ano, São Carlos teve 17.284 contratações e 17.147 demissões, resultando em saldo positivo de 137 empregos gerados.

Entre os setores da economia, aqueles que apresentam o pior desempenho na cidade são o comércio, que teve saldo negativo de 196 vagas e a Indústria  de transformação com uma perda de 153 empregos ao longo do ano. Enquanto isso, o setor de serviços desponta na geração de empregos do município, com 399 vagas abertas em 2019. Os demais setores apresentam um resultado modesto.

De acordo com José Fernando Domingues, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), a entidade está preocupada e buscando alternativas para retomar a geração de empregos.  “Não vemos esses números com bons olhos. Tivemos um crescimento tímido do comércio esse ano, por isso estamos fazendo cursos de capacitação e a grande esperança agora são os empregos temporários de final de ano, torcemos para que essas vagas tornem-se efetivas depois”, disse o dirigente.

Domingues também aposta em investimentos na Segurança Pública para alavancar o comércio.  “Estamos também fazendo uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública em monitoramento da cidade, para dar mais tranquilidade aos vendedores e consumidores, para retomar a força do nosso comércio”, explicou o presidente.

PROBLEMAS SETORIAIS

Em contato com a reportagem, o Secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcynir Bragatto, a diferença entre São Carlos e as demais cidades se deve muito à questão setorial. “Temos tradicionalmente uma indústria de transformação muito diversificada, que enfrenta dificuldades para se manter. Grandes empresas da cidade passam por momento delicado, diminuindo seus quadros de trabalhadores. Isso nos  afeta mais do que Rio Claro e Araraquara, pois são cidades fortes em outras áreas, como agroindústria”, afirmou o Secretário.

O Secretário salientou a força da indústria são-carlense, mas admitiu o atual momento de crise, devido à competitividade internacional. “Temos indústrias de grande porte, com grande potencial exportador, mas que vem sofrendo com a competitividade internacional e o dumping praticado por outros países. Isso traz uma grande dificuldade, pois as empresas dependem muito de negociações internacionais”, lamentou Bragatto.

Sobre o desempenho do comércio, Bragatto destaca o desenvolvimento do comércio nos bairros e as compras on-line como fatores para a desaceleração do setor na cidade. “Houve uma mudança drástica nas relações de comércio. Primeiro, porque as cidades cresceram bastante, então houve um crescimento expressivo do comércio nos bairros, principalmente nos locais mais distantes e populosos. Também há um crescimento expressivo do e-commerce, fazendo com as pessoas nem precisem se deslocar para comprar. Isso trouxe dificuldade para o comércio físico”, explicou o Secretário.

As mudanças no comércio também são confirmadas por José Domingues. “Hoje passamos por mudanças grandes, com as vendas on-line e por isso estamos criando canal de vendas on-line. Lançamos um aplicativo que é possível consultar todas as ofertas dos nossos comerciantes, tudo isso agrega ao poder de vendas. E também temos regiões fortíssimas de comércio, como a Vila Prado, Santa Felícia, entre outros bairros com comércio crescendo”, disse o presidente da ACISC.

O aspecto positivo mencionado pelo Secretário é o crescimento da área de prestação de serviços em São Carlos, principalmente alinhada a empresas de alta tecnologia. “São Carlos vê sua prestação de serviços crescendo muito, mas é um processo recente, que ainda está ganhando corpo. A cidade vem crescendo no empreendedorismo de alta tecnologia, também com empresas de mídia digital e agências de marketing digital”, finalizou Bragatto.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x