27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > São Carlos tem redução de 45% na criação de emprego

São Carlos tem redução de 45% na criação de emprego

26/01/2020 00h07 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
São Carlos tem redução de 45% na criação de emprego Fotos: Divulgação

O mercado de trabalho de São Carlos criou 299 empregos com carteira assinada em 2019, de acordo com dados consolidados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na última sexta-feira (24), pelo Ministério da Economia.
No ano passado São Carlos teve redução de 45% na criação de empregos se comparado com 2018, quando gerou 544 novos postos de trabalho.
Três setores geraram emprego em 2019: serviços com 352 novas vagas, agropecuária com a criação de 156 empregos formal e comercio com a geração de 104 postos de trabalho.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), José Fernando Domingues, explicou ao jornal Primeira Página porque o comércio teve redução na geração de empregos no ano passado em relação a 2018, de 201 para 104 vagas. “Em 2019, o saldo das balanças comerciais esperados para o Brasil no segundo semestre também foi alterado, portanto, as pessoas desse segmento que exportam, tiveram problemas. Isso rebate no emprego no setor delas, que rebate na demanda por Comércio e Serviços. É uma cadeia produtiva muito longa. São muitas mudanças recentes e é por isso que o crescimento do emprego do comércio foi um pouco diferente no ano passado”, explicou.
A indústria foi o setor no ano passado que mais demitiu do que contratou, foram 259 vagas fechadas, e a construção civil também fechou 85 vagas ao longo do ano.
O diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP São Carlos), Emerson Chu, explicou porque o setor da indústria continua a demitir. “Sobre o saldo anual, o que percebemos é que a economia está se recuperando, mas o ritmo ainda é lento e a indústria ainda tem capacidade ociosa. Contudo, se olharmos o percentual, percebemos que ele é muito pequeno, -1,51% no ano, pode ser considerado apenas um ajuste nas indústrias da região”, disse ele.
Fechamento de vagas em dezembro
Houve fechamento de 553 vagas com carteira assinada em dezembro, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de saldo positivo no Caged.
O setor que contribuiu mais nas demissões foram serviços e indústria, 287 e 241 vagas fechadas, respectivamente.
O diretor do CIESP São Carlos, Emerson Chu, disse que as demissões ocorreram porque em dezembro é um período de sazonalidade. “Faz parte do período, tanto que em dezembro de 2018 e de 2019 os dados são muito parecidos. O que mais influência nesse período é o setor sucroalcooleiro, e a nossa região tem muitas indústrias que são fornecedoras desse setor, por isso há mais demissões no fim do ano. A tendência é melhorar no início do ano”, finalizou.
O presidente da ACISC, José Fernando Domingues, falou sobre as perspectivas de emprego no comércio para 2020. “A perspectiva para 2020 é melhor do que no início de 2019 e melhor do que a perspectiva que havia para dois anos atrás (2018). A recuperação que ocorre do emprego formal em todo o Brasil, e no Estado de São Paulo, guarda algumas variações no nível de cidades, mas isso não devem impressionar no curtíssimo prazo”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x