20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > São Carlos terá curso de agricultura de precisão e sensoriamento remoto

São Carlos terá curso de agricultura de precisão e sensoriamento remoto

03/06/2013 21h12 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos terá curso de agricultura de precisão e sensoriamento remoto

A AGX Tecnologia, empresa sediada no polo aeronáutico de São Carlos, promove no próximo mês de julho (de 13 a 27) em parceria com o Centro Paulista de Estudos em Agronegócios (CPEA), o curso “Agricultura de precisão e sensoriamento remoto”. As inscrições já estão abertas.

 

Segundo Bianca Simoni Kancelkis, diretora da AGX Ambiental, spin-off do Grupo AGX, o objetivo do curso, que tem carga horário de 24 horas, é apresentar os conceitos propostos em seu tema de modo à otimizar a produção agrícola com base no levantamento de dados para diagnóstico da variabilidade espacial, seguido de intervenções localizadas. “A agricultura de precisão e o sensoriamento remoto envolvem um conjunto de conceitos inovadores e desafiadores que interagem fortemente com a mecanização dos sistemas de produção”, completa a engenheira agrônoma Bianca.

Ainda segundo ela, os alunos que passarem pelo curso poderão atuar em projetos de mecanização agrícola e utilizar sistemas de informações geográficas e sistemas de posicionamento global para apoio ao planejamento das atividades agrícolas.

 

MERCADO – O agronegócio brasileiro é responsável por 26,4% do PIB nacional, 36% das exportações brasileiras e 39% dos empregos gerados. Neste contexto, o desenvolvimento da agricultura de precisão, o uso de máquinas e equipamentos com tecnologia eletrônica embarcada, adaptados para a agricultura moderna é uma realidade com demanda cada vez maior. “Dessa forma, o mercado aponta para a inovação e incorporação tecnológica como uma ferramenta fundamental para a competitividade e resposta à produção crescente de alimentos e energia renovável”, ressalta Bianca Kancelkis.

 

A diretora da AGX Ambiental destaca que os interessados pelo curso devem ter como pré-requisito conhecimento mínimo em Estatística, pois o mesmo destina-se, preferencialmente, a Técnicos e Tecnólogos em  Agropecuária  e Engenheiros Agrônomos. Além da própria Bianca, o curso também será ministrado pelo físico Olavo Borges D’Antônio, especialista em Processamento de Imagens e Geoprocessamento. A palestra de abertura do curso será proferida pelo pesquisador Onofre Trindade Júnior, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x