26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > São Paulo é o estado mais competitivo do Brasil, segundo CLP

São Paulo é o estado mais competitivo do Brasil, segundo CLP

06/11/2019 03h35 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
São Paulo é o estado mais competitivo do Brasil, segundo CLP São Paulo - Inauguração da linha final de produção da vacina contra febre amarela na unidade Libbs Farmacêutica, uma empresa privada que fez acordo de transferência de tecnologia com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fiocruz (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O estado de São Paulo apresenta a maior nota de competitividade do Brasil, de acordo com ranking elaborado pelo CLP-Liderança Pública. A média obtida pelo estado foi 87,4; superando Santa Catarina, segundo colocado, que obteve 74,4. Completa o pódio, o Distrito Federal, que teve média de 71,8.

São Paulo teve nota máxima nos pilares Inovação, Infraestrutura e Educação. Foi o segundo colocado em Potencial de Mercado, perdendo para Roraima e em Sustentabilidade Ambiental, sendo superado pelo Distrito Federal. Já em Segurança Pública, o estado ficou em terceiro lugar, atrás de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

No pilar Capital Humano, São Paulo ficou em quarto lugar, perdendo para Distrito Federal, Rio de Janeiro e Amapá. A mesma colocação foi obtida em Sustentabilidade Social, quando o estado foi superado por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os piores desempenhos de São Paulo estão na Eficiência da Máquina Pública e Solidez Fiscal. No primeiro pilar, São Paulo ficou em quinto lugar. O desempenho foi puxado para baixo nesse pilar devido à baixa eficiência do Judiciário paulista e uma nota média em Transparência. Já em Solidez Fiscal, São Paulo amarga a 14ª colocação. A Solvência Fiscal reduzida e baixa capacidade de investimentos explicam este desempenho ruim.

O RANKING-O CLP-Liderança Pública mede a competitividade dos estados brasileiros desde 2015. O Ranking é composto por 10 pilares estratégicos para o desenvolvimento nacional, que por sua vez, são formados a partir do agrupamento de 68 indicadores de abrangência nacional e atualização periódica.

O ranking é uma ferramenta de avaliação da Administração Pública, servindo como um sistema de incentivo para os líderes públicos. É uma ferramenta de diagnóstico e de auxílio na escolha das prioridades e de promoção de boas práticas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x