23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Selic: Mercado prevê queda maior neste ano

Selic: Mercado prevê queda maior neste ano

12/03/2012 11h53 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Selic: Mercado prevê queda maior neste ano

Poucos dias depois de o Comitê de Política Monetária do Banco Central ter feito um corte mais forte da taxa básica de juro, o mercado financeiro diminuiu suas previsões para a taxa Selic neste ano e em 2013, mostrou o relatório Focus do BC nesta segunda-feira, 12.

O mercado estima que a Selic cairá para 9,50 por cento em abril e para 9 por cento em maio, permanecendo nesse patamar até o fim do ano. A previsão anterior era de Selic em 9,50 por cento no fim do ano. Para2013, aprevisão é que a taxa terminará o ano em 10 por cento, ante 10,50 por cento no relatório da semana passada.

Na última quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduziu a Selic em 0,75 ponto percentual, para 9,75 por cento ao ano. O ciclo de queda, iniciado em agosto, vinha contemplando cortes de 0,5 ponto.

Uma pesquisa da Reuters mostrou que o corte de juros da última quarta-feira, o maior em quase três anos, deve ser seguido de uma redução semelhante no mês que vem, para 9 por cento ao ano. Analistas ouvidos pela Reuters também cortaram a projeção para o patamar da Selic no final do ano, para 8,5 por cento, de acordo com a mediana das projeções.

No Focus, a previsão do ritmo de alterações da Selic mudou em relação ao relatório anterior. O mercado prevê o início de um novo ciclo de elevação da Selic em janeiro, para 9,50 por cento, com mais duas elevações de 0,25 ponto percentual em maio e junho do ano que vem, recolocando a taxa em dois dígitos, nos 10 por cento ao ano, até o fim de 2013.

A previsão anterior era que a Selic começaria a subir novamente em março do ano que vem, chegando a 10,50 por cento em julho.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x