25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Setor industrial do Brasil tem menor nível em 8 meses

Setor industrial do Brasil tem menor nível em 8 meses

02/07/2012 15h31 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Setor industrial do Brasil tem menor nível em 8 meses

O Índice de Gerentes de Compras de Produção Industrial (PMI, na sigla em inglês) do Brasil atingiu em junho o menor nível em oito meses ao recuar de 49,3 em maio para 48,5, indicando contração do setor industrial brasileiro pelo terceiro mês seguido.

 

Ao ficar mais uma vez abaixo da marca de 50 pontos, que separa contração de expansão, o índice compilado pelo instituto Markit indicou “mais uma deterioração nas condições de negócios do setor do Brasil”, devido principalmente a uma demanda fraca por parte dos clientes, informou o instituto em nota.

De acordo com o Markit, cerca de 17% das empresas relataram volume menor de novos pedidos, dando continuidade à tendência registrada desde abril de 2011 e apresentando a taxa de contração mais forte desde outubro.

Como reflexo desse movimento, as empresas reduziram sua produção em junho, como atestado por 16% das empresas monitoradas, enquanto 14% registraram aumento. O declínio na produção foi o mais rápido em oito meses.

Por sua vez, os estoques de bens finais foram reduzidos pelo décimo mês consecutivo, e os pedidos em atraso caíram ainda mais.

Como resultado da queda no volume de novos pedidos, o Markit também verificou perdas de emprego pelo terceiro mês consecutivo em junho, com cerca de 9 por cento das empresas reduzindo sua força de trabalho em relação a maio. A queda das contratações foi a mais significativa desde outubro de 2011.

A produção industrial brasileira tem sido ponto de grande atenção do governo e do mercado, depois de o Produto Interno Bruto (PIB) ter crescido apenas 0,2% no primeiro trimestre deste ano, comparado com os últimos três meses de 2011.

O setor registrou a segunda queda de produção seguida em abril, ao recuar 0,2% frente a março. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta terça-feira, 3, os dados sobre a produção industrial de maio.

Para impulsionar a atividade, o governo vem anunciado uma série de medidas. Na sexta-feira, por exemplo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que foi prorrogado o prazo de vigência da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, móveis, luminárias, laminados e papel de parede.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x