Sites que inovam se mantêm no mercado
O modelo de negócios de vendas coletivas via internet, que surgiu em São Carlos em 2010, após período de rápida expansão nos primeiros meses, vive nova fase: apenas nomes que, neste período, se firmaram no mercado seguem com boas perspectivas rumo ao último trimestre de 2011.
O conceito de compra coletiva surgiu nos Estados Unidos, em 2008, e desembarcou no Brasil no ano passado. São sites que oferecem descontos em produtos e serviços que só serão válidos depois de atingirem um número mínimo de interessados. O modelo de negócio virou febre e se multiplicou em todo o país.
Hoje a disputa pelo mercado regional ocorre entre dois sites nacionais e outros locais, dentre os quais, o ComGru, um dos pioneiros no segmento em São Carlos.
Segundo Eduardo Dotto Martucci, fundador e proprietário da marca, mediante a multiplicação destes sites, apenas aqueles que trouxeram diferenciais, conseguem sobreviver e fidelizar o consumidor.
ÍNDICES – Este novo modelo de negócios foi capaz de revolucionar o e-commerce nos últimos meses. Pesquisa do Ibope divulgada recentemente mostra que o uso da internet está cada vez mais massificado.
Em junho deste ano, o Brasil tinha 1890 sites de compras coletivas e 73 sites agregadores de ofertas, somando um total de 1963; destes porém, 39% parados, em geral, porque não conseguiram inovar para fazer frente à concorrência acirrada deste mercado.