25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Televisores têm queda de preço para vender

Televisores têm queda de preço para vender

28/12/2011 08h35 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Televisores têm queda de preço para vender

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou um aumento de preços nas passagens de avião e em alguns alimentos entre janeiro e novembro deste ano. A tabela é feita todo mês pelo IBGE e considera apenas as variações absolutas, sem avaliar o peso de cada item dentro do índice. A lista foi divulgada nessa segunda (26), e mostra que entre janeiro e novembro deste ano o preço de passagens aéreas teve alta de 56,11%, liderando o ranking de custos nesse período. Já entre os preços que mais caíram estão o televisor (-15,39%) e os aparelhos de DVD, que registraram queda de 11,22%.

Segundo o economista Adriano Manente, o IPCA representa todo índice apurado, através de pesquisas de preços feita mensalmente, dizendoquando e qual determinado produtoou serviço variou o preço.“Significa que a pesquisa feita nesses moldesmostraram elevação ou queda destes serviços ou produtos”, explica.

Na pesquisa, as passagens aéreas mostram a maior elevação de valorização (56%). Para o economista, nada mais que o reflexo das festas de fim de ano. “Passagens aéreas é devido a demanda de final de ano, onde as pessoas querem viajar, principalmente para o exterior. E ainda mais com o dólar em baixa, mais um atrativo”.

Já para a queda acentuada de televisores e aparelhos de DVD, Manente diz que o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) não os afetou, e o motivo da desvalorização foi outro. “A queda de preço deve-se a política de preços do fabricante para defasar o estoque, ou seja, se aproveita o final de ano e baixa os preços para vender”, explica.

Sobre o fato de se tratar de produtos “ultrapassados”, o especialista afirma que não vê esse também como motivo para essa queda tão acentuada. “Não que sejam ultrapassados mas não é mais novidade, então o preço tem que ser convidativo pata atrair o cliente, caso contrário irá para outras alternativas de consumo”, relata.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x