19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Tombo de quase 30% da OGX derruba Bovespa

Tombo de quase 30% da OGX derruba Bovespa

01/07/2013 21h38 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Tombo de quase 30% da OGX derruba Bovespa

A ação da petrolífera OGX, do empresário Eike Batista, derreteu quase 30 por cento nesta segunda-feira, 1º, levando o principal índice brasileiro de ações a iniciar julho no campo negativo.

 

O Ibovespa caiu 0,48 por cento, a 47.229 pontos, após ter fechado o primeiro semestre com o pior desempenho desde a crise financeira de 2008.

O giro financeiro do pregão foi de 5,9 bilhões de reais, abaixo da média diária de 2013, de cerca de 7,9 bilhões de reais.

“A forte queda da OGX e de outras empresas do grupo arrastou o Ibovespa para baixo”, disse Eduardo Cavalheiro, sócio na Rio Verde Investimentos em São Paulo. “Fora isso, o mercado foi lento, sem ânimo”, acrescentou.

A OGX anunciou nesta segunda-feira que suspenderá o desenvolvimento de três campos de petróleo e que interrompeu a construção de cinco plataformas.

A companhia informou também que não investirá no aumento da produção dos poços do campo de Tubarão Azul, na bacia de Campos, onde a extração pode parar no ano que vem.

“A notícia aumenta a preocupação com a solvência financeira da OGX, já que o único campo petrolífero da empresa não produziu petróleo suficiente para que houvesse viabilidade comercial”, disseram analistas da Citi Research em relatório.

No pior momento do dia, a ação da OGX chegou a cair pouco mais de 39 por cento, na mínima histórica de 0,48 real.

“Restam poucos caminhos para a empresa”, afirmou o analista Luiz Francisco Caetano, da Planner, em relatório intitulado “OGX: O fim da história?”

Esse cenário contaminou também as outras ações do grupo EBX, de Eike, levando todos os papéis a fechar no vermelho.

Em sentido oposto, a siderúrgica Gerdau foi o destaque positivo do Ibovespa, após analistas do Bank of America Merrill Lynch terem elevado a recomendação e preço-alvo para o papel.

 

Os principais mercados externos fecharam em alta, com investidores mostrando maior apetite por risco em meio à expectativas de uma sólida recuperação da economia norte-americana.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x