20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Trabalho de Papai Noel é boa opção de renda extra

Trabalho de Papai Noel é boa opção de renda extra

08/12/2012 17h09 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Trabalho de Papai Noel é boa opção de renda extra

Faltando 20 dias para o Natal, o encanto do clima natalino já tomou conta das pessoas. Entre os símbolos mais representativos da época está a do Papai Noel, a figura do bom velhinho que entrega presentes às crianças obedientes que se comportaram bem durante todo o ano. O profissional que se encarrega de representar esta imagem lúdica, são pessoas comuns, normalmente homens, mais velhos com barba branca, podendo ser artificial, porém melhor pagos com a barba natural.

 

De acordo com a sócia-proprietária da agência Oficina de Ideias, Alessandra Ferraz, de Campinas, que recruta candidatos para o cargo temporário, alguns requisitos, físicos e comportamentais são obrigatórios como barba branca e barriga saliente naturais, além de simpatia, disposição e, principalmente, gostar muito de crianças.

“Entre esses requisitos há pontos a mais para candidatos com olhos azuis e pele rosada. O Papai Noel terá que ter disposição, pois o calor é grande e a roupa é quente; e jogo de cintura, pois existem pedidos das crianças que só um Papai Noel bem preparado sabe responder”, destaca Ferraz.

A agência é responsável pela contratação de profissionais em diversos shoppings do interior, inclusive de São Carlos. Antes de começar as atividades, os candidatos recebem um treinamento com cerca de 2 horas de duração, para cada equipe, passando todos os detalhes para eles, antes de iniciarem os atendimentos nos shoppings. Porém a grande maioria dos candidatos já possui anos de experiência no ramo.

Ferraz comenta que os profissionais mais requisitados já começam a fechar contrato com a empresa no mês de junho, são aproximadamente 15 senhores já confirmados para as vagas, tanto para a capital quanto para o interior.

O salário dos profissionais também varia muito, o período de contratação também, entre 30 a 45 dias, seis horas diárias. “O salário de um Papai Noel é bastante variado, podendo chegar a R$ 15 mil, no período de 30 dias”, comenta a sócia-proprietária.

Uma outra contratação requisitada para a época é para a função de assistentes do Papai Noel, as chamadas Noeletes. Elas ajudam muito o Bom Velhinho e dão toda a assistência de que ele precisa, para desempenhar um excelente trabalho.

“Elas precisam ser atenciosas, pacientes, dóceis, ter um carinho especial pelas crianças um rostinho bem angelical”, explica Ferraz.

 

TRABALHO VOLUNTÁRIO – Enquanto alguns preferem lucrar com o trabalho, outras pessoas se vestem de Papai Noel pelo amor e carinho às crianças e a emoção que isso causa nelas. O professor de Educação de Física, Ernane Stefane Júnior, de 51 anos, há 14 anos começou a sair pelas ruas, escolas, postos de saúde e empresas para alegrar e encantar o Natal de muitas pessoas.

Stefane diz que depois dos trabalhos voluntários, empresas conheceram seu trabalho e passaram a contratá-lo como profissional para animar as festas de final de ano, por um valor médio de R$ 130 ou troca por cesta básica para serem revertidas as famílias carentes. “O trabalho voluntário nasceu de forma natural entregando balas às crianças da periferia de São Carlos. A emoção de ver as crianças e os sonhos delas conhecerem o Papai Noel é um trabalho que não tem preço”, afirma Stefane.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x