24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Uso da capacidade instalada da indústria cai a 80,8%

Uso da capacidade instalada da indústria cai a 80,8%

07/08/2012 15h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Uso da capacidade instalada da indústria cai a 80,8%

A utilização da capacidade instalada (UCI) na indústria brasileira caiu para 80,8 por cento em junho, contra 80,9 por cento por cento em maio, atingindo o menor patamar desde setembro de 2009, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira, 7, conforme dados dessazonalizados.

 

Em junho do ano passado, a UCI – considerada um indicador de potenciais pressões inflacionárias – estava em 82,4 por cento.

O recuo da UCI em junho é o único nos quatro indicadores dessazonalizado da CNI divulgados nesta terça-feira. Na comparação com maio, houve crescimentos nos índices de faturamento real (2,9 por cento), horas trabalhadas (1,8 por cento) e emprego (0,3 por cento).

Em nota, a CNI considerou que a alta desses indicadores de junho é modesta e não reverte as perdas dos meses anteriores.

O governo tem lançado mão de uma série de medidas para tentar reativar a indústria. Reduziu impostos para alguns setores da economia, como o automobilístico, e ampliou programa de compras governamentais. O Banco Central também ajuda nesta tarefa, com a política de flexibilização da política monetária.

Mas até agora o setor industrial é o principal obstáculo à retomada mais vigorosa do crescimento econômico, afetado pela crise internacional.

Em junho, a produção industrial subiu 0,2 por cento frente a maio, registrando a primeira alta mensal depois de três quedas consecutivas.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, classificou o resultado como o ponto da virada do setor, dizendo que o desempenho será melhor daqui para frente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x