26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Vendas de carne do Brasil caem 2,2%

Vendas de carne do Brasil caem 2,2%

16/04/2012 18h36 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Vendas de carne do Brasil caem 2,2%

A exportação de carne bovina do Brasil no primeiro trimestre de 2012 somou 258,5 mil toneladas, queda de 2,2% ante o mesmo período de 2011, refletindo em parte o forte recuo nas vendas para o Irã, informou nesta segunda-feira,16, aAbiec, entidade que representa os exportadores.

 

A receita com a exportação de carne bovina do país nos três primeiros meses do ano atingiu 1,22 bilhão de dólares, queda de 0,5% ante o mesmo período de 2011.

Já o preço médio da carne bovina exportada pelo Brasil no trimestre foi de 4.733 dólares por tonelada, alta de 1,7% ante o mesmo período de 2011.

Os dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) mostram que o setor sentiu o efeito da queda na exportações para o Irã, terceiro maior importador em 2011, com um participação de 12%.

Neste ano, o país não figura nem entre os dez principais importadores, devido às sanções econômicas impostas por Estados Unidos e UE por conta do programa nuclear iraniano.

As vendas para o Irã despencaram 92,2% em volume, para 3,14 mil toneladas, contra 40,6 mil toneladas nos primeiros três meses de 2011.

 

PRINCIPAIS MERCADOS

A Rússia permaneceu como o principal destino da carne bovina brasileira, apesar de ainda manter o embargo parcial a frigoríficos de três Estados brasileiros – Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.

O mercado russo recebeu 60,1 mil toneladas no trimestre com uma receita de 265,6 milhões de dólares, quedas de 13% e 12,7%, respectivamente.

O segundo mercado consumidor no período foi Hong Kong, com aumento de 23,6% no volume, de 54,9 mil toneladas, e crescimento de 41,3% da receita obtida, que somou 211,4 milhões de dólares.

O salto na receita se explica pelo embarque de outros tipos de cortes. “Desde o anúncio da abertura da China, Hong Kong passou a configurar um cardápio diferente de cortes, cortes que no passado não eram adquiridos”, disse o presidente da Abiec, Antônio Camardelli, a jornalistas nesta segunda-feira.

 

OTIMISMO

Camardelli disse ainda que a entidade mantém suas previsões de encerrar o ano com receita de exportação acima de 6 bilhões de dólares, o que aconteceria pela primeira vez.

A expectativa da Abiec é que o setor reverta a queda de 10,8% nas vendas totais do ano passado, quando foram embarcadas 1,09 milhão de toneladas, para um aumento de 10% em 2012.

Segundo dados da Abiec, o Brasil vem ampliado seu mercado consumidor, com vendas para a Líbia, EUA e Angola, que passaram a figurar este ano na lista dos principais compradores, ainda que representem baixos volumes do produto.

“Essa inserção (de novos países) me leva a ser otimista”, disse Camardelli.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x