24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições de 2014 e alianças políticas são temas de mesa-redonda na 67ª Reunião da SPBC

Eleições de 2014 e alianças políticas são temas de mesa-redonda na 67ª Reunião da SPBC

24/06/2015 08h15 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Eleições de 2014 e alianças políticas são temas de mesa-redonda na 67ª Reunião da SPBC

 

A compreensão do cenário político e eleitoral brasileiro é tema de discussão da mesa-redonda “O impacto das Eleições de 2014 no Quadro Político-Partidário Brasileiro”, que acontece durante a Reunião Anual da SBPC, a ser realizada entre os dias 12 e 18 de julho no Campus São Carlos da UFSCar. Além de analisar os fatores que influenciaram nas escolhas do voto, a discussão também aponta para possíveis tendências de organização dos partidos políticos e a formação de alianças.

O debate será coordenado por Maria do Socorro Sousa Braga, docente do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a presença dos professores Bruno Wilhelm Speck, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, Emerson Cervi do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, e Pedro Floriano Ribeiro do DCSo da UFSCar. “O objetivo dessa mesa-redonda é discutir questões centrais das eleições gerais de 2014. Entres os aspectos, serão analisados o quadro partidário que saiu das urnas, a lógica bipartidária que vem predominando nas disputas presidenciais, a fragmentação da Câmara dos Deputados e a evolução do financiamento das campanhas no Brasil”, esclarece Braga. 

O encontro promove um rico debate e uma revisão histórica do processo eleitoral brasileiro, além de abrir novas perspectivas e tendências na organização dos partidos políticos. Speck analisa o financiamento das campanhas eleitorais, a evolução dos padrões de arrecadação e gastos, bem como as eventuais mudanças no impacto dos recursos sobre o desempenho eleitoral. A formação de novos partidos e os desdobramentos no cenário político brasileiro são objetos de análise do professor Pedro Floriano, com destaque para o aumento de legendas na Câmara dos Deputados após as eleições de 2014. Emerson Cervi apresenta o desempenho dos dois principais partidos em disputas nacionais, PT e PSDB, e discute como a eleição presidencial de 2014 reforçou a tendência de polarização entre as duas siglas. Braga amplia o debate com uma avaliação do desempenho eleitoral dos partidos políticos nas eleições proporcionais e majoritárias, buscando averiguar as tendências nos padrões do voto e no posicionamento dos partidos em cada disputa política.  

A mesa-redonda está programada para ocorrer no dia 16 de junho, no Teatro Florestan Fernandes, a partir das 15h30. A programação completa da SBPC pode ser conferida em www.sbpc.ufscar.br, onde também podem ser acompanhadas informações sobre outros eventos que acontecem junto à Reunião Anual, como a SBPC Inovação, a SBPC Cultural e a SBPC Jovem. No site oficial da 67ª Reunião (www.sbpcnet.org.br) está disponível a versão preliminar da programação científica do evento. Os preparativos para a Reunião também podem ser acompanhados pelo Facebook, em www.facebook.com/sbpcsaocarlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x