19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Eu sei, eu sei… virou o ano agora e você vai começar a dieta, os exercícios, certo?

Eu sei, eu sei… virou o ano agora e você vai começar a dieta, os exercícios, certo?

14/01/2021 13h02 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Eu sei, eu sei… virou o ano agora e você vai começar a dieta, os exercícios, certo? Foto: Reprodução

Pois é… não foi o que disse ano passado?

Nós acabamos de comemorar a chegada de um novo ano e não são poucas as pessoas que fazem muitos planos. Seja no âmbito do trabalho, almejando novas colocações, seja no âmbito dos relacionamentos, esperando que tudo que não deu certo no ano anterior, neste possa se resolver.

Acontece que muitas das expectativas que se constroem a respeito do futuro produzem demasiada ansiedade. Nos fazem sonhar, é certo, mas em tempos de tanta velocidade em todos os processos, é difícil lidar com a espera. Queremos tudo imediatamente.

Às vezes nem nos damos conta do tanto que o tempo nos afeta.

Imagine um sujeito da idade média que virou o ano pensando “vou conquistar aquela dama!”. Tipo muita gente, hoje, que entra em 2021 pensando em um grande amor. A diferença é que a primeira carta enviada por este nosso personagem demoraria sabe-se lá quantos meses pra chegar. Dá pra imaginar isso?

A meta pode até ser parecida, mas as disposições necessárias eram outras.

Nosso amigo medieval precisaria esperar…bastante. O que pode te provocar a pensar: se você elaborou uma série exigente de objetivos e sofre ansiosamente pela realização do que projetou, por que a pressa?

Não são poucas as pessoas que se queixam de ansiedade e que vem a perceber que boa parte daquilo que buscam incansavelmente tem mais a ver com o que serão para os outros do que aquilo que obterão para si mesmas.

Para além do que almejam, buscam, inconscientemente, tornarem-se objetos valiosos para as pessoas que as circundam. Estabelecem esta ou aquela meta em vista do que irão pensar a seu respeito, como serão percebidos socialmente.

Atitudes que, em última instância, geram uma vida vivida para os outros, como os outros esperam, segundo seus paradigmas.

Sabendo disso, pergunto novamente: por que a pressa?

Esperança, virtude que muitos desejaram ao findar de 2020, vem de spe, raíz indo-eropéia que significa expandir, aumentar, levar qualquer projeto adiante. Isso quer dizer que ter esperança tem muito mais a ver com persistência do que com uma simples espera. Implica numa consciência de que aquilo que se busca vale a pena.

E para valer a pena, que se sustente em seu próprio desejo, ao invés de pautar-se pelo Outro e suas supostas exigências.

Elói B. Doltrário

CRP 06/158865

www.eloidoltrario.com.br

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x