19 de Agosto de 2022

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > 1916 – SÃO CARLOS PIONEIRA DO JUDÔ NO BRASIL…

1916 – SÃO CARLOS PIONEIRA DO JUDÔ NO BRASIL…

O ano é 1916. O fato: o pioneirismo do judô em São Carlos

09/06/2022 23h31 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
1916 – SÃO CARLOS PIONEIRA DO JUDÔ NO BRASIL…

Marco Bala

O ano é 1916. O fato: o pioneirismo do judô em São Carlos. O registro a seguir é um importante documento que informa, além da presença de imigrantes japoneses no distrito de Santa Eudóxia, a realização de um “undokai”  (festa esportiva) em que se pratica o judô.  No “Correio de São Carlos” de 08/02/1916 lê-se:

“Festa esportiva. Por motivo de entrada do ano novo, realizou-se no dia 1.º do corrente, na fazenda Santa Eudóxia de propriedade do senador Alfredo Ellis neste distrito, uma festa esportiva, no qual tomaram parte os japonese empregados na cultura de arroz daquele importante estabelecimento agrícola.

Foram executados diversos e interessantes jogos ginásticos e lutas esportivas entre os japoneses das colônias Canaã e Lourdes, aos quais foram oferecidos, pelo Sr Alfredo Ellis, acatado administrador da fazenda, diversos valorosos brindes.

A festa, que se realizou sob um enorme rancho de telhas, que está sendo construído para o depósito de arroz, foi abrilhantado pela banda de música local. A ele compareceu grande número de pessoas gradas desta povoação e distintos agricultores do distrito.

Às pessoas presentes foi oferecido um lauto almoço e servido profuso copo. Diversos instantâneos foram tirados por ocasião das lutas japonesas, notadamente quando estes realizavam belos golpes de jiu-jitsu’.

O texto acima é inegavelmente um notável registro da história da imigração japonesa no Brasil. Além de documentar a existência das colônias dos imigrantes nipônicos da Fazenda Santa Eudóxia, contratados para a produção de arroz, informa o que deve ser também um dos primeiros registros em nosso país sobre arte marcial japonesa: o jiu-jitsu, judô.

Mais um patrimônio para ser valorizado nos eventos da comunidade nipo-brasileira de São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x