25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Atletismo inicia com marcha e maratona feminina

Atletismo inicia com marcha e maratona feminina

22/10/2011 22h59 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Atletismo inicia com marcha e maratona feminina

Maratonistas brasileiras estreiam no Pan confiantes num bom resultadoA maratona, num percurso de 42,195km, e a marcha atlética, nas distâncias de 20km e 50km, são as provas mais longas e desgastantes do atletismo. A partir deste domingo, 23, dez brasileiros – seis homens e quatro mulheres – partem pelas ruas de Guadalajara, numa altitude de 1.500m, em busca de um sonho dourado. Nos Jogos Rio 2007, a maratona foi vencida pelo brasileiro Franck Caldeira, enquanto Márcia Norloch e Sirlene Pinho ficaram com as medalhas de prata e de bronze, respectivamente, no feminino. Nas provas de marcha, os brasileiros não subiram ao pódio.

As maratonistas Michele das Chagas, de 24 anos, e Adriana da Silva, de 30, estreiam nos Jogos confiantes num bom resultado, sobretudo pelos treinos na altitude. “Mesmo competindo na prova há apenas dois anos, estou bem preparada e pronta para brigar por uma medalha. Antes de vir para o México, passei 25 dias treinando na altitude de 2.600m na Colômbia. Além disso, a vitória na Maratona de Pádua (Itália) me deixou mais motivada”, disse Michele, que antes corria as provas de 5.000 e 10.000 metros. “Vai ser uma prova equilibrada e as dificuldades por conta da altitude serão iguais para todas as competidoras. Como costumo dizer, são duas provas em uma só. A primeira, até os 30km e a segunda, até o final. Mas me considero bem preparada para buscar uma medalha”, comentou Adriana, campeã da Meia Maratona de Buenos Aires em 2011.

Na marcha de 20km, duas pernambucanas querem fazer bonito e prometem brigar pelas primeiras posições. Cisiane Lopes, de 28 anos, disputa o Pan pela segunda vez. No Rio 2007, não concluiu a prova, mas dessa vez quer ir bem longe. “Eu e a Erica chegamos à cidade mexicana de San Luis Potosi no dia 18 de setembro. Por conta desse tempo, estamos completamente adaptadas à altitude. É claro que vim aqui para brigar por uma medalha, mas vai depender muito das condições da prova. No que depender de mim, já me vejo no pódio”. Já Erica Sena, de 26, faz sua estreia nos Jogos e também está confiante num bom resultado.

“Temos adversárias com tempos melhores do que os nossos, mas nenhuma delas pode ser considerada favorita. Na marcha de 20km, tudo pode acontecer. No Troféu Brasil desse ano, fiz a minha melhor marca e estou num momento maravilhoso. Posso garantir que vou lutar com unhas e dentes por uma boa colocação.”

Um dos mais novos da equipe brasileira de atletismo, o brasiliense Caio de Sena Bonfim, de 20 anos, está entusiasmado com sua primeira participação no Pan. Depois de ficar 15 dias treinando na altitude de La Paz, a cerca de 3.600m, no início do mês de outubro, Caio se diz preparado. “Costumo fazer uma marcha planejada, sempre me mantendo entre os primeiros e vou crescendo de acordo com o ritmo. Nessa prova, o importante é a colocação final e não o tempo. Tenho que estar concentrado do início ao fim e usar a inteligência”, explicou Caio, que terminou em 22º lugar no Mundial de Daegu, no último mês de agosto. O outro representante da marcha de 20km é o catarinense Moacir Zimmerman, de 27 anos.

No sábado, dia 29, será disputada a marcha de 50km e o Brasil será representado pelo catarinense Jonathan Rickmann, de 24 anos, e pelo paulista Mario José dos Santos Júnior, de 32. No dia seguinte, no encerramento do Pan, acontece a maratona masculina, com a presença do catarinense Jean Carlos da Silva, de 29, e do paulista Solonei da Silva, de 29. (cob.org.br)

Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x