25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Brasil volta às Olimpíadas após 16 anos

Brasil volta às Olimpíadas após 16 anos

11/09/2011 00h32 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Brasil volta às Olimpíadas após 16 anos

Marcelinho Huertas teve papel fundamental na vitória brasileiraApós 16 anos de tristezas e frustrações, o basquete brasileiro finalmente voltou a figurar entre os grandes do esporte mundial. Em um duelo dramático, os comandados de Rubén Magnano venceram a República Dominicana por 83 a 76, neste sábado, em Mar del Plata, e recolocaram o país nas Olimpíadas após mais de uma década.

A histórica classificação foi possível graças ao trabalho realizado pelo argentino Rubén Magnano à frente da seleção. O treinador campeão olímpico alterou completamente a maneira da equipe nacional atuar.

A classificação veio de uma forma dramática. Ocorreu nos minutos finais contra a República Dominicana, única equipe que havia vencido os brasileiros na Copa América.

Nos primeiros três minutos de jogo, apenas quatro pontos, todos marcados por Marquinhos.

A força dominicana no garrafão defensivo obrigou os brasileiros a apostarem nos chutes da média/longa distância durante todo o período inicial. Magnano mandou Rafael Hettsheimeir à quadra para equilibrar o duelo debaixo da cesta e ele foi bem.

John Calipari promoveu a entrada de Charlie Villanueva, que deu muito trabalho à marcação do Brasil. O excesso de faltas fez com que Magnano fosse obrigado a sacar Giovannoni, Splitter e Hettsheimeir, mandando a quadra o pouco utilizado garrafão com Caio Torres e Augusto Lima. Mesmo diante de Horford e Martinez, os reservas foram bem e mantiveram o duelo equilibrado.

Com o garrafão congestionado, coube a Marcelinho Machado e seus arremessos de três pontos manter o Brasil na liderança durante quase todo o período. Marcou 10 dos 21 pontos da seleção no segundo período.

O Brasil abriu nove pontos com sete minutos para o final da partida e passou a administrar a diferença, contando com erros dos dominicanos. Os brasileiros suportaram a pressão até o encerramento, conquistando a tão sonhada vaga olímpica.

Foto: Martin Mejia/AP/AE{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x