24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Comitê da Copa elogia obras em estádio

Comitê da Copa elogia obras em estádio

16/12/2011 22h33 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Comitê da Copa elogia obras em estádio

Última arena a começar as obras para a Copa do Mundo de 2014, o Itaquerão,em São Paulo, vem impressionando o Comitê Organizador Local (COL) pela velocidade dos trabalhos, enquanto o cronograma de reforma do Maracanã é visto como muito apertado pelo órgão.

Com seis meses e meio de obras, o estádio paulista já tem cerca de 20 por cento de suas obras realizadas, ritmo considerado excelente pelo comitê.

“Obras novas como o caso do Itaquerão nos surpreendem positivamente”, disse o arquiteto Carlos deLa Corte, consultor técnico do COL, nesta sexta-feira, 16. “Pode ser que o tempo de obra do Itaquerão e do Maracanã seja o mesmo, embora eles sejam inaugurados em momentos distintos.”

O estádio do Maracanã está sendo preparado para a Copa das Confederações de 2013, e o Itaquerão, como é chamado o estádio a ser construído pelo Corinthians, não participará do evento e será o palco da abertura do Mundial em 2014.

“O Rio está com cronograma bastante apertado e difícil. É um desafio enorme, mas acreditamos que vai dar certo”, disse o arquiteto. “São Paulo começou só em maio, mas vem mostrando um desempenho espetacular. Os equipamentos, pessoas na obra e a mobilização mostram um avanço muito grande.”

Técnicos que acompanham a preparação dos estádios brasileiros para o Mundial de 2014 avaliam nos bastidores do COL que o projeto de São Paulo é o melhor e mais fácil de ser executado.

“É um estádio que começa do zero, quadrado, sem curvas, com participação privada e muito empenho das autoridades locais. Esse é o diferencial de Itaquera”, afirmou à Reuters uma fonte do COL.

“O Maracanã é um projeto mais difícil e complexo. Tem uma grande área, estrutura grande e curvas. Refazer é mais difícil do que fazer do zero. Isso acontece com obra na casa de gente. É como pegar uma pessoa de mais de 60 anos, com uma série de problemas, e tentar botar com jeito de 20 anos de novo. É complicado”, acrescentou a fonte.

As reformas no estádio do Maracanã, que vai receber a final da Copa de 2014, começaram no ano passado, mas este ano as obras foram interrompidas em duas ocasiões em razão de greves de operários.

A secretária de Esporte do Rio de Janeiro, Márcia Lins, disse à Reuters que a fase de demolição das estruturas já foi concluída e que foram iniciadas as etapas de fundação e construção de novos setores.

A nova cobertura do estádio, apontada como um dos grandes desafios da obra, deve começar a ser colocada no primeiro do primeiro trimestre de 2012. “O Maracanã vai estar pronto com seus componentes erguidos em 2012. O acabamento do estádio termina em fevereiro de 2013”, afirmou ela à Reuters.

O COL montou em sua sede uma sala de monitoramento e acompanhamento das obras nos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014. Foram instaladas duas câmeras, uma móvel e uma fixa, em cada canteiro de obra, e as imagens são transmitidas ao vivo para o gabinete de monitoramento.

“São 24 câmeras; a câmera fixa dá para acompanhar a cada mês o andamento da obra e a móvel analisa detalhes da obra”, contouLa Corte.

O comitê tem ainda uma equipe que acompanha regularmente as obras, sendo que Maracanã e Itaquerão têm profissionais exclusivos e um relatório é feito ao fim de cada mês.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x