19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Contador é suspenso por 2 anos após doping

Contador é suspenso por 2 anos após doping

06/02/2012 17h40 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Contador é suspenso por 2 anos após doping

O ciclista espanhol Alberto Contador vai perder um de seus três títulos do Tour de France após receber uma suspensão de dois anos do Tribunal Arbitral do Esporte, nesta segunda-feira, 6, por ter sido pego num exame antidoping durante a prova de 2010.

Contador, vencedor da Volta da França em 2007, 2009 e 2010, foi flagrado pelo uso do agente anabólico clenbuterol. Ele também deve perder o título do Giro d’Italia e todas as outras vitórias que obteve na temporada passada.

O título do espanhol no Tour será dado a Andy Schleck, de Luxemburgo, com o russo Denis Menchov passando para o segundo lugar e o britânico Bradley Wiggins subindo ao pódio.

O italiano Michele Scarponi ficará com o título do Giro de 2011.

“Alberto Contador está suspenso pelo período de dois anos de inegibilidade começando retroativamente em 25 de janeiro de 2011, menos o período da suspensão provisória que ele cumpriu em 2010-2011 (5 meses e 19 dias)”, disse o tribunal em comunicado.

“A suspensão se encerra em 5 de agosto de 2012.”

A punição significa que Contador, de 29 anos, que tinha ameaçado encerrar sua carreira se fosse condenado, vai perder os Jogos Olímpicos de Londres e o Tour de France deste ano.

“Ao rejeitar o argumento da defesa, em particular que a presença de clenbuterol na amostra de urina de Contador era proveniente do consumo de carne contaminada, a decisão de hoje confirma a posição da UCI”, disse a União Ciclística Internacional (UCI), que tinha recorrido ao tribunal contra a decisão da federação espanhola de liberar Contador, em comunicado.

A corte disse que não acreditou no argumento de Contador sobre o consumo de carne contaminada.

“Ao contrário de outros países, notadamente fora da Europa, a Espanha não é conhecida por ter problemas de contaminação por clenbuterol na carne”, disse a corte.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x