26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Diego Hypolito e Arthur Zanetti disputam uma única vaga na equipe do Pan

Diego Hypolito e Arthur Zanetti disputam uma única vaga na equipe do Pan

05/05/2015 12h11 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Diego Hypolito e Arthur Zanetti disputam uma única vaga na equipe do Pan

Dos quatro destaques brasileiros da etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística em São Paulo, só um estará nos Jogos Pan-Americanos, em julho, em Toronto. O campeão olímpico Arthur Zanetti e o cinco vezes medalhista mundial Diego Hypolito disputam uma única vaga na equipe que vai ao Canadá com Ângelo Assumpção (campeão no solo em São Paulo) e Henrique Medina Flores (prata nas argolas). Além disso, existe a possibilidade real de a mesma disputa valer por um lugar no Mundial de outubro em Glasgow (Escócia).

“O objetivo para o Pan é preparar a equipe para o Mundial, quando a gente vai brigar para ficar novamente entre os oito e garantir a vaga olímpica”, contou o técnico Marcos Goto, que levou Zanetti ao ouro olímpico e que, desde o início do ano, divide o comando da seleção brasileira com Renato Araújo (ex-Flamengo).

Após a saída do bielo-russo Vladimir Vatkin, uma comissão técnica nacional assumiu a função prometendo não se deixar influenciar por afinidades. Os treinadores usam a calculadora para montar a equipe que vai ao Pan e, depois, ao Mundial. O time de Toronto terá quatro generalistas (que pontuam em todos os aparelhos) e apenas um especialista.

“Se você tem três ou quatro generalistas, tem menos chances de alguém errar e o aparelho ficar descoberto”, explicou Goto, lembrando que três notas por aparelho são consideradas para a equipe. Com Zanetti e Hypolito ao mesmo tempo no time, o Brasil fica sem margem de erro em três dos seis aparelhos da ginástica.

Atualmente a seleção tem seis generalistas, que brigam por quatro vagas na equipe Pan: Arthur Nory, Caio Campos, Francisco Barreto, Lucas Bittencourt, Péricles Silva e Pétrix Barbosa. Os demais, incluindo Zanetti, Hypolito, Ângelo e Henrique, disputam a outra credencial.

A decisão virá na ponta do lápis. “No fim de abril, fechamos a quarta avaliação interna. Daqui a duas semanas, temos as últimas duas avaliações em Portugal”, explicou Goto, que prefere não revelar o resultado das primeiras avaliações e admite que o desempenho no ginásio do Ibirapuera também vai influenciar a decisão.

Após definir os quatro generalistas, os técnicos da seleção vão simular a equipe com cada um dos especialistas. O que proporcionar um resultado final melhor na ponta do lápis fecha a equipe.

MUNDIAL – Ouro olímpico em 2012 e vice-campeão mundial no ano passado, Zanetti pode ficar fora do Mundial? “Pode”, respondeu Goto, direto e reto, sem maiores detalhes. O pupilo do treinador é o melhor do mundo nas argolas, mas o foco total em Glasgow será o resultado por equipes. E Zanetti não vem se apresentando bem nos demais aparelhos para os quais treina: salto e solo.

De acordo com Goto, entretanto, a equipe do Mundial, com seis atletas, só será definida após o Pan. O time terá o reforço de Sergio Sasaki, um dos melhores do mundo no individual geral, que está machucado e não vai ao Canadá. Em Glasgow, a equipe pode ter até cinco “generalistas”, o que faria Diego e Zanetti voltarem a disputar uma única vaga.

Com a vaga olímpica garantida, tudo muda. Nos Jogos, a meta será brigar pelo maior número de medalhas possíveis, com o resultado por equipes ficando em segundo plano. Aí, Zanetti, Hypolito e os demais especialistas é que sairão na frente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x