25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Fifa questiona AFA sobre nome de campeonato

Fifa questiona AFA sobre nome de campeonato

14/02/2012 23h06 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Fifa questiona AFA sobre nome de campeonato

A Fifa questionou a Associação de Futebol Argentino (AFA) sobre informações de que o campeonato argentino poderia ser rebatizado em homenagem ao navio de guerra General Belgrano, afundado durante a Guerra das Malvinas, em 1982.

 

A AFA foi alertada que a eventual mudança de nome do campeonato Clausura, iniciado no fim de semana passado, pode violar os estatutos da Fifa.

“A Fifa contatou a AFA em relação à potencial mudança de nome da Liga de Primera Divisón. Segundo informações da imprensa, a liga deve ser rebatizada de ‘Crucero General Belgrano'”, informou a Fifa em comunicado.

“A Fifa pediu que a AFA forneça mais informações sobre este assunto, e lembrou à AFA do artigo três dos estatutos da Fifa que proíbe quaisquer tipos de discriminação contra um país, pessoa privada ou grupo de pessoas por conta de origem étnica, gênero, idioma, religião, política ou qualquer outra razão.”

O comunicado acrescenta: “Uma potencial mudança de nome da Liga de Primera División claramente infringiria o artivo acima mencionado e pode sofrer sanções de acordo com os estatutos da Fifa”.

A imprensa argentina disse que a mudança teria de ser aprovada primeiro pelo comitê executivo da AFA, que se reúne semanalmente, geralmente às terças-feiras.

Um porta-voz da AFA afirmou: “provavelmente trataremos o assunto de acordo e em harmonia com as demandas e regulamentações da Fifa como integrante afiliado à Fifa”.

Grã-Bretanha e Argentina travaram uma guerra de 10 semanas pelo domínio sobre as Ilhas Malvinas -chamadas de Falklands pelos ingleses- em 1982, após a Argentina invadir o arquipélago localizado no Atlântico Sul.

O afundamento do General Belgrano matou 323 marinheiros argentinos e foi o momento decisivo da guerra.

Nos últimos meses as tensões entre Argentina e Grã-Bretanha têm se elevado por conta da exploração de petróleo nas Malvinas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x