Gabigol vira marca e quer se consolidar como ídolo nacional
Após decidir permanecer no
Brasil e renovar contrato com o Flamengo em janeiro, o atacante Gabriel
Barbosa, o Gabigol, busca se consolidar como ídolo nacional. Para fortalecer a
relação com os jovens torcedores, ele lançou sua nova marca, a “Gabigol”.
O jogador de 23 anos terá dezenas de produtos licenciados, como materiais
escolares, roupas e o boneco “Gabigolzinho”.
A ideia é alcançar o público mais jovem, independentemente do
time de coração, algo que Neymar conseguiu quando defendia o Santos e era badalado
por torcedores mirins das equipes rivais. Há também o objetivo de ajudar
projetos sociais, com doações de produtos e de parte da renda obtida com as
vendas.
Em entrevista ao Estadão, o empresário Junior Pedroso, que
gerencia a carreira do atacante, contou como surgiu o projeto de criação da
marca. “Quando decidimos ficar no Flamengo, mesmo com propostas de clubes
da Inglaterra e da Alemanha, era para criar uma identidade. Tínhamos esse
projeto de ele continuar no Brasil, que está carente de um grande ídolo
nacional. A ideia partiu da nossa empresa, foi aprovada pelo Gabriel e pela
família dele, e então contratamos uma agência de criação”, afirmou o
agente.
Gabigol disse estar animado com a nova marca e espera
conquistar mais espaço no público infantil. “Queria encontrar uma forma de
retribuir todo esse carinho das crianças comigo, pois sempre é muito legal
vê-las no estádio pintados como se fossem eu. E não só a torcida do Flamengo, o
carinho que recebi de vários torcedores mirins de outros clubes foi sensacional”,
agradeceu o jogador.
Em 2019, por exemplo, Gabigol foi tietado por torcedores de
Grêmio, Palmeiras e até do Junior Barranquilla, da Colômbia. A comemoração do
atacante, fazendo pose com os braços para cima depois de marcar um gol, também
virou febre entre o público mais jovem. De acordo com Junior Pedroso, chegam
mais de 100 mensagens por dia via internet de crianças que querem conhecer o
jogador pessoalmente ou ter pelo menos algum produto autografado
“Temos o viés comercial, a parte social e possibilidade
de poder estar na casa desses jovens, com algum brinquedo, copo ou jogo.
Acreditamos que vamos conseguir alcançar crianças que não são flamenguistas que
podem virar torcedor do Flamengo, como o Neymar fez na época do Santos. O
Gabriel é assim desse jeito, cria tendências e gosta disso, não estamos
forçando nada, apenas alavancando o poder da imagem que ele tem”, disse
Junior Pedroso
Questionado se ficar associado a um clube específico poderia
atrapalhar o futuro da carreira de Gabigol, o empresário acredita que não
haverá prejuízo neste sentido. Pelo contrário: os times podem ver que o jogador
consegue render também fora das quatro linhas.
“A marca pode ganhar vida própria. Esse personagem que
hoje é Flamengo pode virar outro depois. Claro que se ele sair, a marca perde
força, porque o apelo do Flamengo é muito forte, é uma torcida muita grande,
tudo tem dimensão maior, mas o Gabriel vai continuar como um grande
ídolo”, analisou. “O clube vê que o Gabriel não é o que entrega só dentro
de campo, como pode alavancar outras áreas, e tudo isso junta vira um produto
muito valioso. O PSG não pensa apenas no que o Neymar pode render jogando
futebol”.
Até agora, Gabigol lançou o boneco “Gabigolzinho”
em co-branding com o Flamengo e a linha de chinelos em parceria com a empresa
Kenner. Segundo Junior Pedroso, há mais de 70 produtos em fase de análises,
especialmente para produtos escolares, confecção de roupa infantil e linha de
banho.