24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Governo entra no comitê organizador

Governo entra no comitê organizador

08/05/2012 17h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Governo entra no comitê organizador

A pouco mais de dois anos do início da Copa do Mundo, o governo federal vai passar a integrar o Comitê Organizador Local (COL) da competição para tentar acelerar os preparativos do país para o Mundial, que foram mais uma vez alvo de cobranças da Fifa nesta terça-feira, 7.

 

Após reunião com seis horas de duração na sede da Fifa, em Zurique, autoridades da federação internacional, do governo e do COL anunciaram que o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, fará parte do conselho de administração do comitê ao lado do presidente da entidade, José Maria Marin, e dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.

A medida repete o que foi feito na organização da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, onde o governo local participou ativamente dos preparativos para o torneio, que foi considerado um sucesso de organização.

No Brasil, até agora, o governo estava responsável apenas pelas obras de infraestrutura, deixando a organização do Mundial para o COL e a Fifa.

“O principal objetivo da reunião foi juntar pela primeira vez este grupo, em que temos o governo, a Fifa e o COL, e encarar de maneira aberta e transparente os desafios que temos pela frente”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em entrevista coletiva transmitida pelo site da entidade.

Valcke reconheceu que foi um “erro” não ter incluído o governo no COL desde o início do processo de organização, mas disse que era “melhor resolver isso agora do que não resolver nunca”.

“Precisamos nos certificar de que, no pouco tempo que temos, encontraremos respostas imediatas para as questões que se apresentam. Este foi o principal acordo hoje. Trabalharemos juntos para isso, e essa é uma mensagem de comum acordo entre COL, governo e Fifa”, acrescentou o dirigente.

 

REUNIÕES

Valcke anunciou ainda que o novo comitê organizador da Copa passará a ter reuniões a cada seis a oito semanas, no Brasil, para discutir o andamento dos preparativos.

A reunião na Fifa também serviu para marcar a paz definitiva entre o governo federal e a Fifa após o mal-estar causado por Valcke, em março, ao afirmar que o Brasil precisava de um “chute no traseiro” para acelerar os preparativos para a competição.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que chegou a pedir o descredenciamento de Valcke como interlocutor da Fifa junto ao governo após o episódio, garantiu mais uma vez que o caso está encerrado.

“Se houve lacunas elas foram preenchidas, se houve desvios de rota eles foram corrigidos, e agora nós olhamos daqui para frente”, disse o ministro em entrevista coletiva ao lado dos dirigentes da Fifa e do COL.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriu sua fala à imprensa também dando garantias de que “tudo foi resolvido, não há mais problemas.”

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x