24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Juliana e Larissa vencem tudo e são bi

Juliana e Larissa vencem tudo e são bi

21/10/2011 22h42 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Juliana e Larissa vencem tudo e são bi

Juliana e Larissa comemoram a conquista da medalha de ouro no vôlei de praia femininoHavia uma arena lotada torcendo contra elas, um forte calor (28 graus, mas com uma sensação térmica muito maior devido à umidade de 94%) e uma rival de 1,96m a ser ultrapassada do outro lado da rede. Mas Juliana e Larissa superaram tudo isso e em uma partida duríssima venceram as mexicanas Garcia e Candelas por 2 sets a 1 (21/15, 22/24 e 22/20), em 59 minutos de jogo, para conquistar a medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, na Arena de Puerto Vallarta. As brasileiras, que se tornaram bicampeãs pan-americanas, conquistaram o título de maneira invicta e perderam apenas um set em toda a competição, justamente na decisão do título.

“Os três obstáculos foram muito difíceis: a torcida contra, o sol, e a Bibi (Candelas), que parecia estar com 2,20m de altura e não com 1,96m”, festejou Juliana. Ela e a parceira Larissa salvaram quatro match points no tie-break, onde chegaram a estar perdendo por 13 a 10. “Ali passou pelas nossas cabeças o “filminho” dos 10 anos em que jogamos juntas e isso nos ajudou. Teve uma hora em que a Larissa falou: a torcida está gritando “ouro”, “ouro”. Nessa hora eu nem estava ouvindo de tão concentrada. Foi um vitória com a nossa cara, com muita superação”, vibrou Juliana. “Estou feliz demais! Quando estávamos perdendo o tie break lembrei muito do Campeonato Mundial, em Roma, e falei: não vamos perder esse jogo. Somos brasileiras e não desistimos nunca!”, celebrou Larissa.

No primeiro set, vencido pelas brasileiras em 17 minutos, Juliana e Larissa chegaram a estar atrás no placar em 5 a 3, mas viraram em 6 a 5 e não perderam mais a dianteira. A diferença chegou a cinco pontos em 17 a 12, com um ataque para fora de Candelas. As mexicanas ainda diminuíram para 17 a 14, com um ace de Garcia, mas as campeãs mundiais souberam manter a liderança e fecharam em 21 a 15 após Candelas tocar a rede.

No segundo set, as mexicanas começaram num ritmo forte e fizeram 4 a 0. As brasileiras foram encostando e empataram em 11 a 11 com um ótimo saque curto de Juliana. A partida seguiu parelha e as mexicanas salvaram dois match points (20 a 19 e 21 a 20) antes da virada para fechar o set em 24 a 22, em 20 minutos.

No tie break, Garcia e Candelas voltaram tentando impor seu ritmo e fizeram 4 a 1 em um ponto no qual as brasileiras contestaram bastante a decisão da arbitragem, que apontou como fora uma bola que elas julgaram ter caído dentro da quadra. Em um longo rally, definido com um bloqueio de Candelas com uma das mãos apenas sobre Juliana, as mexicanas fizeram 6 a 2 e ganharam ainda mais confiança. A diferença a favor das donas da casa seguiu em quatro pontos, em 10 a 6, quando as brasileiras tiveram um bom momento e diminuíram para 10 a 9. Mas logo as mexicanas fizeram 11 a 9 e ainda foi aplicado um cartão vermelho para Larissa, que parou o jogo para limpar seus óculos, levando o placar para 12 a 9.

“Recebi o cartão vermelho do nada, mas serviu para nos dar mais vontade de ganhar. Pensei comigo: vamos ganhar assim mesmo!”, afirmou Larissa. Após empatarem o jogo em 13 a 13, as brasileiras salvaram o primeiro de quatro match points que tiveram contra no tie break – já as mexicanas salvaram outros três. Até que a recepção mexicana falhou, a bola voltou de graça para a quadra brasileira e um ataque de Juliana selou a vitória da dupla do Brasil, que fez 22 a 20 no tie break, em 22 minutos.

Após garantirem o ouro, Juliana e Larissa explodiram em gritos e gestos e agradeceram bastante ao apoio da torcida mexicana durante toda competição, com exceção, é claro, da final contra a dupla da casa. Após receberem sua medalha de ouro, Juliana foi carregada pela mexicana Candelas no colo e também a carregou. “Somos muito amigas, brincamos sempre uma com a outra. E depois de ganhar a medalha de ouro eu era capaz de carregar ela nas costas até o Brasil”, encerrou Juliana, radiante com seu segundo título pan-americano ao lado de Larissa.

O esforço foi tanto que Juliana teve uma leve desidratação após o jogo. Mas logo após o atendimento se restabeleceu e voltou a comemorar o título. (cob.org.br)

Foto: Ariana Cubillos/AP/AE{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x