23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Laserterapia reduz recuperação de atletas em 50%

Laserterapia reduz recuperação de atletas em 50%

17/05/2012 22h40 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Laserterapia reduz recuperação de atletas em 50%

A cidade de Florianópolis se prepara para receber, no próximo dia 27 de maio, a maior competição de triathlon do Brasil, o Ironman. Enquanto milhares de atletas se preparam para percorrer os226,2 Kmde uma das provas mais exaustivas do mundo, outros correm contra o tempo para se recuperarem de lesões e quadros inflamatórios que requerem tempo e repouso.

 

O que muitos atletas não sabem, no entanto, é que a fisioterapia já conta com uma poderosa e eficiente arma contra problemas como tendinites e lesões ligamentares: as tecnologias fotônicas. Recém-lançado no mercado, o equipamento de laserterapia produzido pela empresa MM Optics (sediada no pólo tecnológico de São Carlos –230 Kmde São Paulo) em parceria com o Instituto de Física da USP (IFSC), denominado Recover, promete reduzir o tempo de recuperação nos atletas de alta performance em até 50%, se comparado aos tratamentos convencionais.

A fisioterapeuta Vitória Maciel, pesquisadora do IFSC, testou o aparelho em centenas de pacientes que apresentavam diferentes tipos de lesões. “Os resultados mostram que o laser é um dos melhores recursos tecnológicos de que dispomos para certos tratamentos. Quando aplicada em atletas, a técnica pode reduzir pela metade o tempo de recuperação, o que vale tanto em relação à dor quanto aos quadros pós-cirúrgicos, como intervenções em meniscos e ligamentos”, explica a pesquisadora da USP.

Um dos principais diferenciais do Recover, segundo o diretor industrial da MM Optics, Fernando Mendonça Ribeiro, está no fato de ser o único equipamento portátil e sem fios disponível no mercado nacional. “A possibilidade de o fisioterapeuta poder trabalhar sem estar atrelado a cabos elétricos permite que ele atenda seus pacientes em campo, logo após uma lesão ou mesmo de modo preventivo ao final de provas de alto desempenho, como o Ironman”, destaca Ribeiro.

 

MANTA DE LED – Outra novidade que a empresa de São Carlos colocará em breve no mercado é uma espécie de manta de LED infravermelho para a recuperação de lesões musculares de médio porte. O equipamento, ainda em fase de testes, melhora também o desempenho muscular nas atividades físicas, como aumento da força, potência, aumento da circunferência da coxa e maiores cargas de trabalho daqueles que receberam a fototerapia em comparação àqueles que não fizeram uso do produto durante um período de treinamento físico de 12 semanas.

Quem atesta os resultados é a triatleta Fabíola Gomes da Silva. Com apenas cinco sessões de fototerapia com a manta, ela reduziu sem tempo em 8 segundos na corrida de1 Km(passando de 3min e 41seg para 3min e 33seg). O nível de dor pós-exercício da triatleta também melhorou, pois passou de 8 para 5 na escala visual analógica que mede o nível de dor. De acordo com o diretor industrial da MM Optics, a manta de Led infravermelho deverá chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x