20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Luta olímpica: ouro e bronze a caminho

Luta olímpica: ouro e bronze a caminho

22/10/2011 18h22 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Luta olímpica: ouro e bronze a caminho

Aline está a uma vitória da medalha de ouroAs brasileiras Aline Ferreira e Joice Silva iniciaram em grande estilo a disputa da competição de luta olímpica dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 neste sábado, 22. Aline garantiu vaga na final da categoria até 72 kg e volta a lutar esta noite, a partir das 18h (21h de Brasília) em busca da medalha de ouro. Já Joice foi derrotada pela americana Helen Maroulis na estreia na categoria até 55 kg, mas terá a chance de brigar pelo bronze também no fim do dia.

Aline conquistou uma vitória tranquila em sua primeira luta, diante da panamenha Ashley Zarate. Determinada a economizar energia em função da altitude, a brasileira conseguiu uma boa queda e venceu rapidamente por 5 a 0, avançando à semifinal. Contra a dominicana Elsa Sanchez, Aline teve um pouco mais de trabalho, mas ainda assim venceu por 5 a 0 no segundo round e garantiu uma medalha para o Brasil.

“Minha estratégia era acabar com a luta o mais cedo possível para não me desgastar demais. Na semifinal eu também parti para tentar a definição logo, mas nós já nos enfrentamos muitas vezes e ela já conhecia bem a minha tática, estava preparada. Mesmo assim foi legal eu me testar durante dois rounds. Assim, na hora da final já sei como vou reagir na altitude”, disse Aline.

A rival da brasileira na decisão, a cubana Lisset Hechevarria, está engasgada: foram dois confrontos e duas derrotas até hoje. Mas Aline tem motivos para acreditar que a história pode ser diferente desta vez. “Eu tenho hipertireoidismo e nas ocasiões em que nos enfrentamos, ainda lutava muito contra isso. Era muito leve para a categoria, me sentia fraca, tinha dificuldades para ficar nos 72 kg. Hoje em dia faço tratamento e consigo controlar melhor essa questão. Sei que sou outra atleta e tenho condições de vencê-la”, disse Aline. “Ela usa mais a força e sabe administrar bem a luta, mas eu acho que sou melhor tecnicamente. Esse é meu primeiro Pan e quero começar bem conquistando esse ouro”.

Joice Silva não teve sorte em sua estreia. Lutando contra Helen Maroulis pela primeira vez, a brasileira se baseou apenas nos vídeos que havia visto para traçar sua estratégia, mas não contava com outro obstáculo no caminho além da rival. Ao fim dos dois minutos do primeiro round, com o placar marcando 0 a 0, o cronômetro deveria ter sido parado e as duas atletas colocadas em posição de desempate. Entretanto, o tempo continuou correndo e a americana surpreendeu Joice com um golpe. Os pontos foram computados e o primeiro round foi atribuído a Maroulis, apesar do protesto da equipe brasileira. A americana levou a melhor no segundo assalto e teve a vitória por 3 a 0 anunciada.

“Na minha contagem, o tempo tinha acabado, mas deixaram o cronômetro correr por mais 30 segundos e ela aproveitou para me atacar”, reclamou Joice ao fim do combate. “Achei que fosse conseguir me defender de uma maneira e não consegui, os ataques dela foram mais efetivos. E quando consegui atacar, ela se defendeu muito bem”.

Enquanto isso, o protesto do Brasil era analisado pela organização. Em uma decisão surpreendente, que contou com a concordância da equipe dos Estados Unidos, o combate foi retomado, colocando em jogo o desempate do primeiro round. Joice conseguiu pontuar e igualou a luta em rounds, forçando a disputa do terceiro assalto. A brasileira, no entanto, não deu sorte e a americana acabou confirmando a vitória: 5 a 0.

Joice precisou então torcer para que Maroulis derrotasse a venezuelana Marcia Andrades na semifinal, conquistando assim o direito de disputar a repescagem do bronze. O favoritismo da americana se confirmou e Joice volta ao tapete ainda neste sábado, a partir das 18h (21h de Brasília), para enfrentar Andrades em busca de um lugar no pódio. (cob.org.br)

Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x