25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Maratona aquática enfrenta calor por medalhas

Maratona aquática enfrenta calor por medalhas

21/10/2011 17h56 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Maratona aquática enfrenta calor por medalhas

sem-imagemNas águas quentes de Puerto Vallarta serão disputadas neste sábado, dia 22, as provas de 10km de maratona aquática dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. O Brasil será representado por Allan do Carmo e Samuel de Bona na disputa masculina, e por Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha na feminina. A competição ocorrerá em frente ao Malecón, o tradicional calçadão do centro histórico da cidade litorânea, com largada para os homens prevista para às 9h (12h de Brasília), e para as mulheres às 9h05 (12h05 de Brasília).

Originalmente, a largada da prova masculina seria às 11h30 (14h30 de Brasília), mas a temperatura da água (entre 29º e 30º) levou chefes de equipe de vários países a uma reunião. O resultado foi a solicitação da mudança de horário, referendada pela organização dos Jogos Pan-americanos. “A água está muito quente para essa época do ano. Em julho, até entenderíamos essa temperatura, mas em outubro é muito rara. A grande questão é que cada atleta só tem um “tiro” para dar na prova. Com água fria, em geral é a 2km da chegada. Mas com a água quente tem que medir de maneira diferente para não “fundir o motor”. Montamos estratégias diferentes de arrancada conforme as características de cada um dos nossos atletas para que isso não ocorra”, explicou o chefe da equipe brasileira de maratona aquática, Igor de Souza.

“É uma prova mais difícil, em condições diferentes do que estamos acostumadas. A água está mais quente que no Mundial de Xangai. Lá, eu consegui uma boa colocação, espero que aqui também consiga”, afirmou Poliana Okimoto, que com o sexto lugar que obteve no Mundial garantiu a sua vaga nos Jogos Olímpicos Londres 2012. “Essa é a minha primeira grande competição após a classificação olímpica, mas ainda não faz parte do meu programa de preparação para Londres. Depois do Pan vou ter um descanso e aí sim começar a preparação para os Jogos Olímpicos. Mas essa prova em Puerto Vallarta terá muitas atletas que certamente estarão em Londres. A Cecília (Biagioli, da Argentina) está classificada. Não tenho dúvidas que uma das duas americanas que estão aqui também se classificará para Londres (na seletiva a ser realizada em Setúbal, Portugal, no ano que vem). Tem a venezuelana (Andreina Pinto), que foi prata nos 400m livre em Guadalajara. E a Ana Marcela também brigará pelas medalhas”, prosseguiu Poliana, prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Ana Marcela apontou outras adversárias duras de serem batidas. “Acho que a canadense (Zsofia Balasz) e a mexicana (Alejandra Gonzalez) também estarão na briga por medalhas. Temos uma ideia do que vai acontecer pela nossa experiência em Xangai e vamos montar a estratégia em cima disso. Devo arrancar a 1.200m da chegada”, contou Ana Marcela, campeã mundial na prova de 25km.

Na prova masculina, apesar do nervosismo por sua primeira participação em Jogos Pan-americanos, Samuel de Bona confia num bom resultado. “Que bom que mudaram o horário de nossa prova, pois às 11h30 seria impossível competir aqui. A água tem pouca marola, o tempo está bom e com esse horário esperamos uma prova tranquila, sem muitas surpresas. Estou um pouco nervoso porque é meu primeiro Pan, mas conheço os adversários, estou bem treinado e com esperança de medalha. Acho que os dois nomes mais fortes são o Allan (do Carmo), que foi bronze no Rio 2007, e tem bastante experiência, e o canadense (Richard Weinberger)”, destacou. (cob.org.br){jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x