25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Sampaio aproveitar base do Palmeiras

Sampaio aproveitar base do Palmeiras

23/12/2011 10h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Sampaio aproveitar base do Palmeiras

O gerente de futebol do Palmeiras, César Sampaio, esteve no primeiro treino do elenco que vai disputar a Copa SP de 2012, na Academia de Futebol, e deu uma palavra de incentivo aos atletas durante a apresentação realizada na sala de imprensa. O dirigente do Verdão, que já disputou a competição quando defendia o Santos, lembrou das dificuldades, mas destacou os benefícios que a disputa pode trazer para toda a carreira dos garotos e fez questão de frisar a importância do espírito de grupo que os jogadores deverão ter durante a Copinha. Confira a entrevista que o site oficial fez com o atual gerente palmeirense:

Site Palmeiras – Qual a importância de você, como ex-atleta e dirigente, passar uma mensagem de apoio aos jogadores e o que representa a Copa SP para a carreira deles?

César Sampaio – Essa competição é muito importante, pois todas as outras disputas estão paradas e o centro das atenções passa a ser a Copa SP. É um torneio de âmbito internacional, vários olheiros e empresários, de toda a parte do mundo, acompanham essa competição. O que eu falei para eles é essa parte de união de grupo, de foco, da importância do coletivo. Esse tipo de competição só se ganha com grupo, e não apenas com 11 titulares. Na maioria das vezes, a foto do time campeão é formada de 20% a 30% dos atletas que não iniciaram a competição. É isso que nós estamos olhando. A identidade de um clube é feita através de um projeto forte na formação de atletas. Barcelona e Santos, mesmo com toda diferença técnica, mostraram isso, que são duas equipes que investem forte na base.

Site Palmeiras – Em 1993 você estava no grupo campeão do Palmeiras que estava na fila de 17 anos sem títulos. Em 1999, retornou ao Palmeiras com a pressão de ganhar a Copa Libertadores. Guardada as devidas proporções, o clube nunca conquistou a Copa SP. Esse peso de nunca ter vencido atrapalha, ou neste momento os atletas sequer pensam nisso quando entram em campo?

César Sampaio – Antes da competição e antes dos jogos, esse hitórico pensa, sim. Mas quando começa o jogo, dificilmente o atleta fica pensando se o time já venceu ou não a competição. A adrenalina e a tensão é muito mais antes e o depois do jogo, nunca durante. Por outro lado, um conceito de categoria de base tem que ser a formação, e não apenas títulos. A gente vê muitos clubes com conquistas e poucos atletas sendo aprovados no time de cima. Essa coisa de título na base é relativo, apesar de ser importantíssimo para a história do clube e dos profissionais que trabalham. Os atletas não precisam ter essa pressão, mas sim pensar em fazer uma grande competição e tentar chegar em condições no time profissional.

Site Palmeiras – Você esteve na apresentação conversando com os jogadores da Copinha e falou que todos estarão de olho no desempenho deles, deixando claro que alguns dos garotos poderão estar no time profissional em 2012. Isso serve como uma motivação a mais?

César Sampaio – Vamos acompanhar, sim. Estou há dois meses na função de gerente e eu tive toda a minha formação acadêmica trabalhando com a base. Com os preços atuais do mercado, a gente sabe que é muito mais vantajoso formar jogadores de qualidade do que comprar atletas que estãoem evidência. Aidentidade dos meninos com o clube, o DNA palmeirense, de estar jogando aqui, de estar defendendo as cores que eles iniciaram a carreira, pesam muito favoravelmente. Tem o fator emocional, de identificação, da personalização da marca e da sustentabilidade. Quanto menos você contrata e mais consegue formar, o clube fica com muito mais identidade e os benefícios são muitos. É esse o nosso objetivo, de conseguir revelar bons valores. (Fábio Finelli – Agência Palmeiras)

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x