26 de Maio de 2022

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Um novo recomeço

Um novo recomeço

Os atletas paraolímpicos por exemplo são muitas vezes atletas que precisaram se readaptar

08/01/2022 06h53 - Atualizado há 5 meses Publicado por: Redação
Um novo recomeço Foto: Arquivo Pessoal

Muitas vezes em nossas vidas precisamos recomeçar, no esporte isso não é diferente, em algumas situações é necessário se refazer seja em caso de uma lesão, mudança de uma modalidade para outra, mudança de cidade, clubes, treinadores em fim sempre terá algo acontecendo em algum momento que tenha que ser modificado.

Alguns atletas podem ou não estarem esperando essas mudanças, que muitas vezes acontecem de forma repentina tendo assim que ter uma readaptação, uma nova formulação da sua vida no esporte.

Uns absorvem essas modificações positivamente aceitando e tentando se adaptar outros não reagem assim, pelo contrário negativamente, prejudicando todo sistema em sua volta, seja fisicamente, emocionalmente, com a família, os demais envolvidos na parte de comissão técnica, ou seja, é um todo envolvido.

Os atletas paraolímpicos por exemplo são muitas vezes atletas que precisaram se readaptar, ter um novo recomeço substituindo algumas rotinas, abandonando outras, transformando sua vida em uma adaptação, podendo surgir algumas lições, para evoluir cada vez mais.

É muito importante todos nós termos em mente que toda mudança é uma evolução, é um novo aprendizado, desafio, que muitas vezes podem se tornarem muito difíceis no começo, mas com paciência, sabedoria, orientações podemos nos fortalecer a cada recomeço. Assim como aquele jogador de futebol que mudou de Estado ou de País adquirindo novas amizades, novos costumes, tendo a oportunidade de conhecer lugares diferentes, ou aquele atleta que foi lesionado precisou se ausentar mas teve um novo recomeço com sua família nos momentos de afastamentos, que precisou se adequar a uma nova modalidade esportiva devido a sua lesão, podendo se  refazer como atleta e muitas vezes ser melhor agora do que antes.

Se você está passando por isso ou já passou saiba que você não é o único, e que não vai ser a primeira nem a última vez que você vai passar por um recomeço, onde você terá uma nova chance na sua vida.

Ana Carolina Berto

Psicóloga Esportiva e Clínica

CRP: 06/144046

Cel: (16) 99734-4504.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x