26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Vela garante dois ouros antecipados

Vela garante dois ouros antecipados

23/10/2011 08h40 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Vela garante dois ouros antecipados

Patrícia Freitas comemora ouro antecipadoCom desempenhos impecáveis nas duas regatas deste sábado, 22, de Patrícia Freitas, na RS:X feminina, e de Matheus Dellagnello, na sunfish, o Brasil garantiu antecipadamente duas medalhas de ouro na vela dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, antes mesmo da disputa da Medal Race dessas classes, que serão disputadas neste domingo, 23, em Puerto Vallarta. Patrícia e Matheus venceram as duas regatas que correram neste sábado e não podem mais ser alcançados por seus adversários.

“Nossa, é uma sensação de dever cumprido fantástica. Eu não tinha feito as contas, mas quando vi meu técnico comemorando, pensei: acho eu ganhei!”, contou Patrícia, logo após estourar uma garrafa de champanhe, ao sair da água. “Agora é pensar nos Jogos Olímpicos, mas esse ouro já está ótimo. Espero chegar entre as dez primeiras em Londres, o que será um feito inédito para a vela feminina brasileira”, prosseguiu Patrícia, de 21 anos, nascida em Washington, nos EUA. A brasileira venceu oito das 10 regatas disputadas e se deu ao luxo de descartar, como pior resultado, uma segunda posição, deixando claro seu amplo domínio na competição. Ela soma 10 pontos perdidos, enquanto a mexicana Demita Vega soma 24, e a americana Farrah Hall, 26.

O catarinense Matheus Delagnello, que completou 23 anos em Puerto Vallarta, no domingo, dia 16, também venceu oito das dez regatas disputadas na classe sunfish, e também soma 10 pontos perdidos – o americano Paul Foerster está em segundo, com 29, e o argentino Francisco Renna tem 42. “Trabalhei o ano todo e o resultado apareceu. Estou muito feliz. A partir do terceiro dia de competições, o barco começou a andar mais e os resultados vieram. Na sexta-feira estava meio nervoso, mesmo assim ganhei as duas regatas do dia, e neste sábado deu tudo certo!”, celebrou Matheus, que ao sair da água não sabia da medalha de ouro ganha pela dupla de vôlei de praia Emanuel e Alison, e vibrou muito com a notícia. “Poxa, que legal, parabéns para o Emanuel. No dia do meu aniversário ele apareceu na festa e ainda me deu uma camisa dele de jogo, de presente. E agora ganhamos o ouro no mesmo dia. Bom demais! Parabéns para ele e para o Brasil”, comemorou Matheus, cuja classe, sunfish, não é olímpica. Mas ele já sonha em participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Quero muito estar no Rio 2016, é meu sonho, acho que o caminho será pela classe laser”, contou Matheus, pouco antes de também estourar uma garrafa de champanhe.

Na classe RS:X masculina, Ricardo “Bimba” Winicki obteve uma segunda e uma primeira posição nas regatas sábado e lidera com 13 pontos perdidos, contra 17 do argentino Mariano Reutmann. O mexicano David Teran tem 23, mas Bimba tem um número maior de primeiras colocações nas regatas. Assim, o brasileiro já tem ao menos a medalha de prata garantida em Puerto Vallarta.

Na snipe, o Brasil também entra na medal race (que tem a participação apenas dos cinco primeiros colocados e cuja pontuação vale em dobro) com reais chances de conquistar uma medalha de ouro. Alexandre Tinoco e Gabriel Borges, com uma primeira e uma oitava posição nas regatas do sábado, somam 27,3 pontos perdidos, em segundo lugar na classificação, atrás da tripulação dos EUA, que tem 26. Basta chegar à frente deles na medal race para superá-los. Mas é preciso estar atento aos uruguaios, que têm 33 e podem passar os brasileiros. “Temos que ficar atentos a esses dois barcos. Mas os ouros da Patrícia e do Matheus são um incentivo a mais”, afirmou Alexandre Tinoco.

Na J24, com um primeiro e um terceiro lugar, a tripulação formada por Maurício Santa Cruz, Alexandre Saldanha, Daniel Santiago e Guilherme Hamelmann está em segundo lugar, com 20 pontos e a prata já assegurada – os chilenos, em terceiro, somam 34 pontos. Para superar os americanos, que lideram 17, precisam completar a Medal Race duas posições à frente deles.

Na hobie cat, Bernardo Arndt e Bruno Oliveira somam 23 pontos, após alcançarem uma primeira e uma oitava posição, e estão na segundo posição na classificação geral. Para ultrapassar o barco de Porto Rico, que lidera com 18, precisam terminar três posições à frente deles na Medal Race. Em terceiro lugar está a equipe da Guatemala, com 32.

Na lightning, Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Silva estão em terceiro, com 26 pontos, após alcançarem um sexto e um primeiro lugar nas duas regatas do dia. Os chilenos somam 20 pontos e os americanos, 22.

Na classe laser, Bruno Fontes caiu para a quinta posição, com 39 pontos, pegando a última vaga na Medal Race, após alcançar dois quartos lugares neste sábado. O argentino Julio Alsogaray já garantiu o ouro antecipadamente, com 24 pontos. À frente do brasileiro estão ainda os competidores do Chile (37 pontos), Uruguai (37), e Guatemala (38).

Na laser radial, Adriana Kostiw encerrou sua participação na 11º posição, com dois 12º lugares nas regatas do sábado. (cob.org.br)

Foto: Washington Alves/Inovafoto/COB{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x