24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Xeique acusado de abusos é eleito para dirigir futebol asiático

Xeique acusado de abusos é eleito para dirigir futebol asiático

02/05/2013 17h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Xeique acusado de abusos é eleito para dirigir futebol asiático

O xeique do Barein Salman Bin Ebrahim Al Khalifa foi eleito nesta quinta-feira, 2, para a presidência da Confederação Asiática de Futebol (CAF), com 33 dos 46 votos possíveis, e também terá assento no poderoso comitê executivo da Fifa.

 

Salman derrotou um candidato dos Emirados Árabes e outro da Tailândia. Para que sua posse fosse possível, seu compatriota xeique Ali Bin Khalifa renunciou à sua vaga no comitê executivo da CAF, pois cada país membro só pode ter um representante no colegiado.

O barenita substitui o catariano Mohamed Bin Hammam, banido do futebol em 2011 por suspeita de tentar comprar votos para sua candidatura à presidência da Fifa. O chinês Zhang Jilong vinha dirigindo interinamente a entidade desde então.

Ao assumir o cargo, Salman disse que a CAF precisa de “reformas completas”.

“O que precisamos é de uma CAF onde os tomadores de decisões sejam responsabilizados”, afirmou.

Grupos de direitos humanos haviam pedido à Fifa para que barrasse a candidatura de Salman, a quem acusam de ter cometido violações de direitos humanos durante a onda de manifestações pró-democracia no seu pequeno país, em 2011.

Salman, presidente da Associação de Futebol do Barein, nega que jogadores tenham sido detidos, torturados e publicamente humilhados sob seu comando por terem participado de protestos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x