19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Não perca a forma nas confraternizações de fim de ano

Não perca a forma nas confraternizações de fim de ano

07/12/2014 20h18 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Não perca a forma nas confraternizações de fim de ano

Com a entrada de dezembro, iniciam-se as confraternizações de fim de ano.

Este é o mês em que as pessoas começam a entrar no clima de Natal, fazendo reuniões familiares, festas de confraternizações em empresas e sorteios de amigo secreto e tudo isso como não poderia deixar de ser em volta de uma mesa repleta de deliciosas guloseimas de Natal.

Muitos desses encontros terminam em excessos alimentares e a maioria das pessoas se sentem culpadas por terem comido ou bebido demais.

Resolvi escrever esse texto agora, na entrada de dezembro, para que dê tempo para vocês se programarem antes das festas e não perderem a forma e nem o entusiasmo.

Pois é muito comum nessa época as pessoas pararem de comer de forma saudável porque sabem que irão ter vários eventos desse tipo.

Semana passada uma paciente me contou que já tinha marcado quatro festas de confraternização, e me perguntou, e agora o que devo fazer?

Chegando até a cogitar a idéia de deixar de ir a alguma para não comprometer o nosso plano alimentar.

E é claro, que como sempre friso, ao iniciar um plano alimentar, o paciente continua tendo vida social, e pode comer o que tem vontade, de forma equilibrada e usando o bom senso.

Compartilharei com vocês algumas dicas que dou aos meus pacientes, para que vocês consigam aproveitar e experimentar o que tem vontade sem aumentar o peso.

A primeira coisa que deve ser feita é nunca ir a festa com fome, essa dica pode parecer batida, muitas vezes estamos cansados de saber disso, muito embora nos esqueçamos de coloca-la em prática.

Portanto, antes de sair de casa, coma um lanche natural, ou um iogurte com fibras, ou faça uma salada de frutas bem caprichada, ou até mesmo uma salada com folhas e legumes bem variados, são ótimas ideias de lanches leves, saudáveis e pouco calóricos.

Deste modo, você vai estar saciado, sem aquela ansiedade, escolhendo melhor o que vai comer.

Quando são realizados coquetéis em que são servidos bebidas alcoólicas e salgadinhos, lembrem-se de beber água durante o evento para evitar que o corpo desidrate, e prefira os  salgadinhos assados aos fritos.  

O que também é muito comum, é comemorar comendo churrasco, nesse caso abuse de salada e do vinagrete, faça um prato com as porções de carne para que você visualize o que está comendo, porque no churrasco você acaba beliscando varias porções perdendo o controle da quantidade que comeu.

Antes de sair deixe em sua geladeira frutas como abacaxi, melancia e melão picados, caso você tenha bebido, ao retornar faminto querendo comer tudo que tem na geladeira  esses alimentos saudáveis já estarão esperando por você e não há nada melhor para hidratar o corpo e evitar aquela ressaca no dia seguinte, evitando assim consumir alimentos pesados e gordurosos antes de dormir.  

 

Curiosidades e Pesquisas

A pesquisa publicada no jornal americano Appetite, sugere que o consumo de pistache em casca pode oferecer benefícios alimentares únicos para ajudar na redução da ingestão de calorias – sem privações. Apelidado de “Teoria do Pistache”, esta abordagem pode oferecer uma solução de cautela para quem deseja evitar comer demais neste final de ano, pois promove a sensação de saciedade. Um estudo descobriu que os participantes que se alimentaram de pistache em casca, consumiu 41% menos calorias em comparação a aqueles que consumiram pistache sem casca. Outro estudo também revelou que as cascas de pistache descartadas podem fornecer importantes pistas “visuais”, que se traduzem em consumo reduzido de calorias. Embora a causalidade não tenha sido comprovada, os dois estudos fornecem informações preliminares valiosas que indicam que o pistache com casca pode ser um lanche prático e cotidiano para controle de peso.

“Os pistaches em casca são considerados slow food. As descobertas desses estudos sugerem que pistaches, como um dos únicos lanches de frutas secas com casca, podem ajudar o consumo lento e a redução da ingestão de calorias, assim você come menos, mas não se sente privado”, disse o autor do estudo, Dr. Painter, presidente da School of Family and Consumer Sciences na Eastern Illinois University. “Desfrute de um punhado antes de sair para as festas, assim você não vai exagerar e mantenha um estoque sempre a mão para manter-se energizado durante as compras de férias, evitando, assim as armadilhas das praças de alimentação dos shoppings”.

Para maiores informações envie um e-mail para: [email protected] ou curta nossa página Facebook:|giovannamaffeinutricionista

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x