19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > O que é doença celíaca?

O que é doença celíaca?

23/11/2014 19h52 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
O que é doença celíaca?

Glúten: Pode ou não pode?

Bastante gente me pergunta sobre o glúten, esse é um assunto que surge, em conversas casuais e até no consultório. Por quê ?Porque está na moda tira-lo da alimentação! Aposto que você já leu em alguma revista que ele faz mal, ou que alguma atriz famosa tirou o glúten da alimentação e está mais magra.

Portanto na matéria de hoje vamos desmitificar o glúten.

 

O que é glúten e quais são os alimentos que contém essa substancia?

O glúten é uma proteína encontrada em quatro tipos de alimentos. Esses alimentos são o trigo, a cevada, incluindo o malte que é um subproduto da cevada, a aveia e o centeio. Qualquer receita ou produto alimentar que apresenta, na composição, um desses alimentos, vai possuir o glúten mesmo que em pequenas quantidades.

 

Quando tirar o glúten da alimentação?

As únicas pessoas que precisam cortá-lo – por  recomendação médica – são as que têm dermatite herpetiforme, doença autoimune causada pela intolerância ao glúten; as que têm alergia ao trigo e também as que têm doença celíaca.

 

O que é doença celíaca? 

A doença celíaca é uma desordem do sistema imune, ou seja, é uma doença auto-imune, que provoca danos na mucosa do intestino delgado. O intestino delgado possui vilosidades, algo semelhante a pregas, que faz com que a área de absorção de nutrientes obtidos através da alimentação seja maior. O intestino do celíaco que ingere glúten apresenta uma diminuição das vilosidades, acarretando na dificuldade de absorção de nutrientes, principalmente gordura, cálcio, ferro e ácido fólico. O que é o sistema imune? 

O sistema imune é o processo de defesa do corpo. Ele detecta corpos estranhos no organismo e trabalha para combatê-los. É o que acontece, por exemplo, com o vírus da gripe. Quando ele entra em nosso organismo, o sistema imune produz células de defesa, chamadas de anticorpos, para curar a gripe. Mas o que o glúten tem a ver com isso? Pois bem, nos celíacos quando o glúten é ingerido, o sistema imune entende que essa proteína é um corpo estranho e, assim, começa a produzir anticorpos específicos que prejudicam a mucosa intestinal.

 

Minha opinião como nutricionista

A exclusão total do glúten só deve ser feita no caso de intolerância e alergia a ele. Como sempre digo, não sou uma nutricionista radical, trabalho com reeducação alimentar. Se sentir necessidade de elimina-lo da alimentação procure sempre orientação.

Segundo o CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) essa dieta só deve ser seguidas  por pessoas portadoras da doença celíaca, na qual há uma intolerância do organismo em relação ao glúten, o que pode ocasionar lesões na parede intestinal que pode resultar em deficiência na absorção de nutrientes. Não existem evidências cientificas que comprovem que a exclusão dessa proteína por pessoas que não possuam a intolerância ao glúten favorecerá o emagrecimento. Como nutricionista acredito nesta dieta como “estratégia” para perda de peso rápida, porém, não aconselho por muito tempo, pois toda dieta restritiva não trabalha a reeducação alimentar não fornece o aporte de vitaminas e minerais necessários diariamente e sem falar que não faz bem para o seu humor.

Se você quiser saber mais sobre o assunto consulte minha página facebook:|giovannamaffeinutricionista e aprenda varias receitas para quem tem alergia ao glúten.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x