25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Hand masculino quer o tri e a vaga olímpica

Hand masculino quer o tri e a vaga olímpica

15/10/2011 20h37 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Hand masculino quer o tri e a vaga olímpica
A seleção masculina de handebol entra em quadra neste domingo, 16, disposta a brigar pelo tricampeonato pan-americano e garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos Londres 2012, reservada aos medalhistas de ouro. O Brasil estreia contra o Canadá, às 13h (16h de Brasília), no Ginásio San Rafael, em partida válida pelo Grupo A. Chile e Venezuela completam a chave. No Grupo B, estão Argentina, Estados Unidos, México e República Dominicana. Os dois primeiros de cada chave se classificam para a semifinal.
Para alcançar o objetivo londrino e evitar qualquer tropeço, os jogadores da seleção foram liberados desde março pelos seus clubes para participar da preparação pan-americana – mesmo Borges e Ales, que atuam no handebol espanhol, conseguiram o aval de seus times para participar de um período do treinamento. “Foi uma preparação muito bem feita. Tivemos a oportunidade de treinar juntos com frequência, desde o início do ano, e disputamos diversos amistosos”, disse Leonardo Bortollini, capitão da equipe. Já em Guadalajara, em amistoso disputado na última quinta-feira, o Brasil derrotou o México por 45 a 23.

Depois de protagonizarem a final dos dois últimos torneios dos Jogos Pan-americanos, Brasil e Argentina são considerados as grandes forças da competição. “O mais normal é uma final contra a Argentina”, admitiu o técnico Javier Cuesta. “Mas o Chile vem forte também”. O capitão Bortollini faz coro às expectativas do treinador: “Começar o campeonato pensando apenas na Argentina pode nos atrapalhar. Ainda na fase de classificação, temos um jogo complicado contra o Chile. E, apesar de já termos vencido o Canadá com relativa facilidade, a estreia é sempre um jogo mais nervoso”, enumerou.

No programa esportivo dos Jogos Pan-americanos desde Indianápolis, em 1987, o handebol masculino garantiu medalha para o Brasil em todas as suas edições. Nos cinco últimos torneios, o Brasil chegou à final – ficou com a prata em 1991, 95 e 99 e ganhou o ouro nos Pan de Santo Domingo, em 2003, e Rio, em 2007. No ano passado, os brasileiros derrotaram novamente os argentinos na final dos Jogos Sul-americanos e sagraram-se campeões continentais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x