25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Inclusão digital da Prefeitura já capacitou 17.450 pessoas

Inclusão digital da Prefeitura já capacitou 17.450 pessoas

21/10/2011 13h33 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Inclusão digital da Prefeitura já capacitou 17.450 pessoas
Inclusão digital em São CarlosPara contribuir com o processo de inclusão digital em São Carlos, foi implantado oficialmente em 2006 pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), o Programa de Inclusão Digital (PID). A cada ano, o programa vem recebendo mais alunos, tendo capacitado, até o momento, o total de 17.450 pessoas.

O Programa tem por finalidade incluir digitalmente trabalhadores, empreendedores, microempresas, empresas de pequeno porte e da sociedade em geral, por meio da implantação dos telecentros comunitários, denominados Postos de Inclusão Digital.

Visando a construção da sociedade da informação no nosso país, o PID conta atualmente com 29 postos de inclusão digital distribuídos por toda cidade, englobando os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. Abrangendo a faixa etária que vai de crianças até a maturidade. 

Além dos postos já implantados, estão em processo de licitação mais quatro que serão disponibilizados no Telecentro da FESC 1, Telecentro da FESC 2, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Pacaembu e no CRAS Santa Felícia.

Só neste ano, o programa forneceu 1.434 vagas para os cursos: Conhecendo o Universo da Informática I (Windows e Internet), II (Linux Básico e Internet) e III (Writer, Calç e Impress); Informática Básica para o Trabalho – Criações Digitais (PowerPoint – Movie Maker – Publisher) e Internet (Navegação – E-mail – Msn – Orkut- Download – Skype); Informática Básica para o Trabalho I – Linux e Internet, I – Windows e Internet II – Word, Excel e PowerPoint e II – Writer, Calc e Impress; Informática para Criança – Intel Aprender; Informática para Maturidade – Criações Digitais (imagem, som e video), Desafios & Entretenimento Digital, Habilidades Específicas, Internet (Navegação – E-mail – Msn – Orkut- Download – Skype); Informática para Maturidade Básica I – Windows e Internet, Básica II – Word, Excel e PowerPoint; Informática para o Trabalho Avançada – Word e Excel Avançados, além  do atendimento de 761 alunos de 5º ano do curso de informática com a metodologia de Webquest nas Escolas municipais de Educação Básica – EMEB´s.

Também são oferecidas pelo PID oficinas com diversos temas: Conhecendo o Computador, Crie seu Blog, Internet (Navegação, pesquisa, download e e-mail), Movie Maker (Criação de Video Clips), PowerPoint Animado, Publisher (Cartaz, Cartões de visita e Calendário personalizado) e Criatividade e Entretenimento Digital (Internet, Câmera Digital, Movie Maker, Jogos e Brincadeiras).

Além dos cursos bimestrais, o programa fornece acesso livre e gratuito aos computadores com internet para que possam ser feitos trabalhos, estudos, pesquisas, prática das aulas, entre outras atividades.

Para ter acesso livre aos PID’s não é necessário estar matriculado em algum curso, baste fazer um cadastro na hora, munido de RG e comprovante de residência, caso o usuário for menor de idade deverá estar acompanhado de um responsável para que possa ser assinado um termo de responsabilidade.

Atualmente, nestes postos de inclusão distribuídos em diferentes bairros da cidade, existem aproximadamente 330 computadores que estão disponíveis para toda população para o acesso livre à internet ou cursos de formação.{jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x