26 de Maio de 2022

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Exército manteve promessa de entregar poder, diz Mursi

Exército manteve promessa de entregar poder, diz Mursi

30/06/2012 19h44 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Exército manteve promessa de entregar poder, diz Mursi

O novo presidente do Egito, Mohamed Mursi, disse neste sábado, 30, que o exército, que assumiu o governo quando Hosni Mubarak foi deposto no ano passado, manteve sua promessa de ceder o poder, falando numa cerimônia para marcar a transferência formal de autoridade.

 

Mursi se pronunciou após um discurso do marechal Hussein Tantawi, que chefia o conselho militar. Em suas considerações, Tantawi também disse que o exército havia mantido sua promessa de supervisionar a nação até que um novo presidente fosse eleito.

O conselho militar, antes de Mursi ser empossado após sua vitória numa eleição neste mês, coibiu os poderes do presidente e tomou outras medidas para manter um punho forte sobre o Egito.

“O povo egípcio e o (…) mundo são testemunhas de um modelo único, nunca antes visto, de como o poder é transferido das forças militares egípcias pela vontade do povo para um poder civil eleito”, disse Mursi.

“As forças armadas entregaram o poder com segurança e eles mantiveram sua promessa”, disse, adicionando em seus comentários em meio a generais e tropas que desfilavam que ninguém “tocará em nenhum de seus direitos” e prometeu apoiar seu trabalho nacional.

Tantawi, em seu pronunciamento, disse a Mursi, generais, políticos e outros reunidos na base militar no deserto:

“Mantivemos a promessa que fizemos perante Deus e o povo. Agora temos um presidente eleito que assume as chaves para liderar o Egito por meio de uma eleição livre e direta”.

“O Egito renasceu como um Estado moderno e democrático onde a soberania está com o povo”, disse. “É tempo de deixar o passado para trás”.

Em comentários direcionados diretamente ao presidente em seu discurso, Tantawi disse: “Senhor Presidente da República, nós sabemos que o caminho ainda é difícil e longo, mas temos certeza de que o Egito tem as bases para alcançar suas metas”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x