26 de Janeiro de 2022

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Forte terremoto atinge costa oeste do México

Forte terremoto atinge costa oeste do México

20/03/2012 23h19 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Forte terremoto atinge costa oeste do México

 

Um forte terremoto atingiu o México nesta terça-feira, 20, causando danos em edifícios e provocando desocupações de empresas e escolas na capital, além de derrubar algumas casas em zonas rurais.

 

Funcionários de escritórios saíram correndo na Cidade do México ao sentir o tremor causado pelo sismo de magnitude 7,6. Os celulares pararam de funcionar, e o tráfego ficou congestionado logo depois do terremoto, que durou mais de um minuto.

O governador do Estado de Guerrero (sudoeste), Angel Aguirre, disse ter recebido relatos de danos em mais de 500 casas, algumas das quais derrubadas, mas não deu mais detalhes.

No balneário de Acapulco (sudoeste), turistas saíram correndo de bares e restaurantes, segundo um morador local.

“Juro que nunca senti um tão forte, achei que o prédio iria desmoronar”, disse o empresário Sebastian Herrera, 42 anos, que vive em um bairro da capital que foi muito devastado pelo terremoto de 1985, que deixou milhares de mortos.

Alguns prédios no elegante bairro de Condesa ficaram rachados por causa do tremor da terça-feira, e moradores saíram levando no colo crianças pequenas e cachorros.

A TV mostrou parte de uma ponte caída sobre um veículo nos arredores da capital, mas o prefeito Marcelo Ebrard disse que não houve feridos, e que sobrevoos com helicópteros revelaram que não houve danos significativos na cidade.

Pelo Twitter, o presidente Felipe Calderón também disse que não ocorreram danos graves no país.

O Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA disse que o terremoto teve magnitude de 7,6, com epicentro no Estado de Guerrero, perto de Acapulco.

O sismo rachou paredes e derrubou telhados em Ometepec, cidade mais próxima do epicentro, mas não houve relatos de vítimas no local, segundo um porta-voz do governo estadual.

Em Acapulco, as escolas foram desocupadas, e alguns pais correram para apanhar seus filhos, mas aparentemente não houve danos graves em hotéis e outras edificações do balneário.

Gabino Cue, governador do Estado de Oaxaca (sul), disse pelo Twitter que o terremoto causou rachaduras em escolas e danificou telhados em uma parte do Estado.

O tremor foi sentido até na Cidade da Guatemala.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que o terremoto, por ter ocorrido em terra firme, não irá gerar um maremoto generalizado, mas que havia possibilidades de alguma agitação local do mar. (reportagem adicional de Patrick Rucker e Mica Rosenberg na Cidade do México, e Luis Enrique Martinez em Acapulco)

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x