26 de Maio de 2022

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Homem-bomba ataca tribunal e mata 17

Homem-bomba ataca tribunal e mata 17

11/06/2013 17h46 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Homem-bomba ataca tribunal e mata 17

Um suposto militante suicida do Taliban detonou uma bomba em um carro perto de um micro-ônibus que levava funcionários da Suprema Corte para casa em Cabul, capital afegã, nesta terça-feira, 11, deixando ao menos 17 mortos e quase 40 feridos, disse a polícia.

 

Foi o segundo ataque em larga escala em Cabul reivindicado pelo grupo islamista linha-dura em dois dias. Na segunda-feira, sete insurgentes, inclusive homens-bomba, cercaram o principal aeroporto de Cabul por quatro horas antes de serem mortos.

O ataque de terça-feira pareceu destacar a prontidão do Taliban em alvejar civis, principalmente funcionários da Justiça, que considera um braço do governo do presidente Hamid Karzai apoiado pelo Ocidente.

Em abril, atiradores do Taliban mataram 44 pessoas no principal complexo de tribunais na Província de Farah, no oeste. Um porta-voz do Taliban disse ter enviado vários avisos aos funcionários do tribunal para que não trabalhassem ali.

A bomba de terça-feira atingiu três micro-ônibus que transportavam para casa pessoal da Suprema Corte, disse o porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanekzai.

O carro do agressor estava estacionado em uma estrada perto do complexo do tribunal e explodiu quando os micro-ônibus passaram, disse a polícia.

A Suprema Corte fica a menos de 500 metros da entrada da fortemente guardada embaixada dos EUA, e a detonação foi ouvida por todo o limite diplomático de Cabul, provocando vários alarmes em embaixadas.

O Taliban reivindicou a responsabilidade pelo ataque em um email do porta-voz, Zabihullah Mujahid.

 

“O homem-bomba em um carro atacou e matou até 50 promotores cruéis e outros trabalhadores”, disse Mujahid, acrescentando que o homem-bomba alvejou quatro micro-ônibus que levavam funcionários do tribunal para casa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x