27 de Maio de 2022

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > ONU vê falta de empenho de cidadãos

ONU vê falta de empenho de cidadãos

09/03/2012 23h50 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
ONU vê falta de empenho de cidadãos

Os cidadãos comuns não estão pressionando suficientemente seus governos para que aprovem um novo acordo juridicamente vinculante contra a mudança climática, disse nesta sexta-feira, 9, a principal funcionária da Organização das Nações Unidas envolvida com essa questão.

 

“Não há suficiente (pressão) de baixo para cima. Não vejo milhões de cidadãos exigindo uma ação climática”, disse Christiana Figueres, secretária-executiva da Convenção-Quadro da ONU para a Mudança Climática, em uma palestra.

“A realidade com a qual devemos lidar é que o processo é muito lento e que a urgência cresce a cada dia. A única saída é continuar a empurrar o lado governamental, mas não podemos depender 100 por cento dos governos, porque eles não podem fazer 100 por cento.”

Após anos de negociações, países de todo o mundo decidiram em dezembro passado concluir até 2015 um novo tratado que obrigue os principais países poluidores a reduzirem suas emissões de gases do efeito estufa.

O acordo só entrará em vigor a partir de 2020, e críticos dizem que então já será tarde para evitar os efeitos mais catastróficos da mudança climática.

Figueres disse a jornalistas que as discussões do novo tratado devem começar em maio na Alemanha, com metas intermediárias a serem cumpridas a cada ano até 2015.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x