19 de Outubro de 2021

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Otan ameaça pacificação do Afeganistão, diz Paquistão

Otan ameaça pacificação do Afeganistão, diz Paquistão

28/11/2011 11h47 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Otan ameaça pacificação do Afeganistão, diz Paquistão

O bombardeio da Otan que matou 24 soldados paquistaneses no fim de semana ameaça a cooperação do Paquistão nos esforços pela pacificação do Afeganistão, disse um porta-voz militar do país nesta segunda-feira.

O incidente prejudica os esforços norte-americanos para debelar uma crise com o Paquistão e estabilizar toda a região, num momento em que os EUA tentam pôr fim à guerra no Afeganistão.

“Isso poderia ter sérias consequências no nível e extensão da nossa cooperação”, disse o porta-voz das Forças Armadas, general Athar Abbas, à Reuters.

Somando um novo elemento às tensões, a China se disse “profundamente chocada” com o incidente, e manifestou “forte preocupação pelas vítimas e profundas condolências ao Paquistão”.

“A China acredita que a independência, a soberania e a integridade territorial do Paquistão devem ser respeitadas, e que o incidente deve ser minuciosamente investigado”, disse o porta-voz Hong Lei em nota no site da chancelaria chinesa.

O Paquistão foi aliado de primeira hora dos EUA na sua “guerra ao terrorismo”, mas as relações entraram em crise por causa de bombardeios da Otan no território paquistanês e suspeitas norte-americanas de que autoridades do país colaboram com militantes islâmicos.

Já a China e o Paquistão, unidos pela desconfiança em relação à Índia e pelo desejo de se posicionarem contra a influência norte-americana na região, se mostram cada vez mais próximos.

Os militares paquistaneses negaram relatos de que forças da Otan no Afeganistão teriam sido atacadas antes de reagir. Abbas disse que o bombardeio da Otan durou duas horas, apesar de alertas feitos por postos de fronteira paquistaneses por meio de uma linha telefônica criada justamente para evitar incidentes de “fogo amigo”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x