Parlamento grego aprova voto de confiança ao primeiro-ministro

O primeiro-ministro grego George Papandreou conquistou neste sábado (horário local) o voto de confiança do Parlamento. A proposta foi aprovada por 153 votos a favor e 145 contrários. Eram necessários 151 votos para que Papandreou fosse aprovado.
Durante discurso no Parlamento na sexta-feira, o primeiro-ministro Papandreou classificou a possibilidade de novas eleições na Grécia como “catastrófica”, e fez novo apelo para que a oposição apoie o plano de ajuda externa ao país. De acordo com o premier, a proposta é uma oportunidade que não deve ir para o lixo, e os parlamentares precisam chegar a um acordo sobre a decisão.
Papandreou enfrentou nesta noite o voto de confiança, depois que seu plano de convocar um referendo sobre a ajuda externa ao país saiu pela culatra.
Confrontado com uma revolta em seu próprio partido e forte pressão internacional, Papandreou desistiu na quinta-feira do referendo sobre o acordo assinado pela Grécia para obter ajuda da União Europeia. O pacote de resgate prevê um aporte de 130 bilhões de euros e um calote de 50% da dívida com os bancos gregos, o equivalente a 100 bilhões de euros.