17 de Outubro de 2021

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Primeiro-ministro eleito da Espanha evita revelar planos

Primeiro-ministro eleito da Espanha evita revelar planos

22/11/2011 08h50 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Primeiro-ministro eleito da Espanha evita revelar planos

MADRI (Reuters) – O futuro primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, resistiu nesta segunda-feira à pressão de cidadãos e investidores para revelar como pretende salvar o país de um desastre econômico.

A ampla vitória eleitoral obtida no domingo pelo Partido Popular (PP, conservador) não serviu para animar os investidores, que se mostram desesperados por detalhes da estratégia imaginada por Rajoy para evitar que a Espanha termine recorrendo a um resgate internacional, a exemplo do que já fizeram outros países endividados da zona do euro.

O resultado eleitoral refletiu o descontentamento do eleitorado com o Partido Socialista, que, após oito anos no poder, deixa a Espanha com um desemprego de 20 por cento, o maior da União Europeia.

A secretária-geral do PP, Dolores Cospedal, disse que Rajoy, político conhecido por sua cautela, só vai nomear seu gabinete ou detalhar suas estratégias quando tomar posse, o que deve ocorrer logo antes do Natal, conforme os prazos previstos na Constituição.

Falando a jornalistas após uma reunião da cúpula partidária, Cospedal contou que Rajoy disse ao grupo que se sente obrigado a adotar medidas de austeridade.

“A primeira coisa a dizer aos espanhóis é a verdade. A sociedade está suficientemente madura para estar ciente de absolutamente tudo o que está acontecendo”, disse Rajoy, segundo relato da dirigente.

Uma fonte partidária disse que Rajoy “está preocupado, mas não se sente pressionado” devido à demora na sua posse.

A vitória eleitoral conservadora já era amplamente esperada, e por isso não trouxe alívio aos mercados. O “spread” (diferença) entre os títulos públicos espanhóis e os alemães, considerados parâmetro do mercado, subiu mais de 20 pontos-base na segunda-feira, chegando a 470.  

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x