20 de Maio de 2022

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Reino Unido diz ‘não ter opção além de agir’ para mudar acordo do Brexit

Reino Unido diz ‘não ter opção além de agir’ para mudar acordo do Brexit

Questões fronteiriças há tempos impõem as maiores dificuldades ao complicado divórcio entre britânicos e o bloco

13/05/2022 16h03 - Atualizado há 1 semana Publicado por: Redação
Reino Unido diz ‘não ter opção além de agir’ para mudar acordo do Brexit Foto: Reprodução

A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, alertou a União Europeia (UE) que o governo britânico “não terá opção além de agir” para revogar partes do acordo do Brexit sobre a Irlanda do Norte se o bloco não demonstrar flexibilidade.

Arranjos pós-Brexit para inspeções na fronteira e alfandegárias na Irlanda do Norte tornaram-se “o maior obstáculo” para a formação de um novo governo em Belfast, segundo Truss, que falou durante ligação telefônica com o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic.

Questões fronteiriças entre a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, e a Irlanda, que pertence à UE, há tempos impõem as maiores dificuldades ao complicado divórcio entre britânicos e o bloco.

O problema voltou à tona após o Partido Unionista Democrático (DUP, pela sigla em inglês) se recusar nesta semana a formar um acordo de coalizão com o nacionalista Sinn Fein, a menos que os arranjos pós-Brexit sejam significativamente alterados ou revogados.

A abertura da fronteira irlandesa é um aspecto fundamental do processo de paz que encerrou décadas de violência na Irlanda do Norte, que é o único território do Reino Unido a ter fronteira com um país da UE. O bloco e o Reino Unido concordaram em manter a fronteira irlandesa livre de inspeções alfandegárias e de outros controles após o Brexit, que entrou definitivamente em vigor no fim de 2020.

No entanto, alguns produtos, como carne e ovos, sofrem inspeções ao entrar na Irlanda do Norte oriundos de outras partes do Reino Unido. O DUP se opõe fortemente às regras, com o argumento de que os controles criaram uma barreira que mina a identidade britânica de seus membros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x