28 de Outubro de 2021

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Tanques sírios bombardeiam desertores perto de cidade central

Tanques sírios bombardeiam desertores perto de cidade central

24/11/2011 11h54 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Tanques sírios bombardeiam desertores perto de cidade central

Tanques sírios bombardearam nesta quinta-feira redutos de desertores do Exército próximos à cidade de Rastan, segundo um morador e ativistas, dois meses depois que autoridades disseram ter retomado o controle da importante região localizada na área central do país, na rodovia entre Damasco e Aleppo.

Ativistas disseram que cerca de 50 tanques e veículos armados dispararam armas anti-aeronaves e metralhadoras contra fazendas nos arredores de Rastan, 20 quilômetros ao norte da cidade de Homs, que vem sendo palco de conflitos.

Rastan foi o local dos primeiros grandes confrontos entre tropas leais ao presidente Bashar al-Assad e desertores do Exército, no final de outubro, quando se iniciaram os oito meses de revolta contra seu governo.

“Os bombardeios estão se concentrando nas fazendas ocidentais de Rastan. Eu liguei para diversas pessoas que vivem lá, mas foram as autoridades leais ao governo que atenderam os telefones celulares. Eles foram mortos ou presos”, disse um morador da cidade.

Milhares de soldados desertaram desde o começo da repressão do governo, que tenta pôr fim aos protestos populares contra Assad. Eles formaram unidades armadas ligadas vagamente por uma central, o “Exército Livre da Síria”, liderada por oficiais que atualmente estão escondidos na vizinha Turquia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x