26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Marlene Macedo

Jornal Primeira Página > Notícias > Marlene Macedo > Comunidade de Ubá ganha sua tão sonhada Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz!

Comunidade de Ubá ganha sua tão sonhada Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz!

26/05/2017 12h22 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Comunidade de Ubá ganha sua tão sonhada Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz!

No ultimo sábado o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, presidiu a solenidade de inauguração, em missa solene, da Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, na Comunidade de Ubá. A missa festiva foi celebrada também por nossos Padres: Pe. José Donizete de Oliveira e Pe. Walterlei Anderson de Sá. A história da formação da comunidade de Ubá tem quase três décadas de história. Muitas pessoas trabalharam arduamente, na catequese e na evangelização de jovens, crianças, e de todos que moram na comunidade, e sempre trabalharam para que esse sonho, da construção da Igreja fosse realizado. A entrega foi um momento de muita emoção para toda comunidade que mais uma vez vê seus esforços consagrados em vitória, transformando-se na realização de um sonho em realidade, sempre com o apoio de todos que não medem esforços para trabalhar em prol a nossa comunidade. Gratidão ao nosso eterno e querido Padre Jose Maria Fructuoso (in memorian), Padre Dony, e Padre Walter, por conduzirem com responsabilidade, amor e muita dedicação a Paróquia de Santo Antonio de Itirapina! Admiração e o carinho de todos nós! Nestes 32 anos, como Pároco à frente da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Pe. Dony, acaba de entregar a 28ª construção de seu  ministério; e vários terrenos já foram adquiridos para um futuro próximo. Tudo isso só foi possível graças ao esforço, dedicação e a colaboração generosíssima de nosso povo. Perguntado  ao Padre Dony, sobre mais esta obra da Paróquia de Santo Antonio, a resposta foi simples e emocionada:“Sinto-me feliz e realizado por ver mais um sonho se tornando realizado, porém, mais de que uma capela construída meu sonho é ver e sentir a Igreja – Povo de Deus, reunida, se capacitando, e atuando como anunciadora do Evangelho de Jesus e se dedicando no serviço da caridade. Poder entregar mais uma valiosíssima obra construída, desta vez para a Comunidade Rainha da Paz é uma bênção, em que as palavras não conseguem traduzir. Agradeço ao bom Deus, ao kérigma que surgiu do coração ardoroso e amoroso do Pe. José Maria, as atividades dedicadíssimas da Sra. Sueli Aparecida, do apoio do seu esposo Sr. Dermeval, a colaboração ativa e fervorosa da Comunidade Rainha da Paz e dos que se fizeram irmãos da Comunidade na construção desta capela, especialmente do Sr. Orlando”.  Abaixo, momentos marcantes da homilia do Padre Dony,  que com muita emoção entregou o prédio da Igreja a toda comunidade: 

“ A Comunidade Nossa Senhora “Rainha da Paz” surgiu quando a Sra. Carmelita, que vez em quando ia à cidade e ia até a casa paroquial e se encontrava o Pe. José Maria, levava água para benzer, muitas vezes pedia bênção da saúde e, às vezes, buscava a confissão. Pe. José Maria, como de costume, conversar muito com as pessoas e foi interrogando a Sra. Carmelita: quantas famílias moram em Ubá? Há crianças e adolescentes para a catequese da Eucaristia e do Crisma? Um dia, há mais ou menos 28 anos, veio celebrar uma Missa na capelinha de Santa Terezinha, onde se encontra o piscinão, em frente à Fonte D’água Ubá. A partir daquela celebração começou a ser celebrada a Eucaristia nas casas, vez em quando.

Quando o Sr. Dermeval Rebelo se aposentou, morava em São Paulo, voltando com a família para Itirapina, sua esposa, a Sra. Sueli Aparecida Santilli Corrêa Rebello, que era catequista em São Paulo, começou a contar de seu trabalho na Paróquia que frequentava aos Padres de Itirapina. Certo dia, Pe. José Maria, entusiasmado com o que havia ouvido de seu trabalho como catequista lhe fez o convite, pedindo se ela desejaria assumir a catequese em Ubá. Prontamente ela se dispôs. Sendo a 1ª Catequista, 1ª Coordenadora da Comunidade e 1ª Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão.

Ela sempre pode contar com o apoio de seu esposo, Sr. Dermeval. A Comunidade foi se organizando e se estruturando, necessitando de um local fixo para os encontros e para a própria identidade da Comunidade. Quando desfizemos o antigo salão paroquial, onde hoje se encontra o CEC “Mons. José Maria”, a Sra. Sueli e o Sr. Dermeval nos pediram parte do madeiramento, e com ajuda fraterna e sempre dedicada do Sr. Dirceu Meneghim, levantaram uma capelinha, cobriram com telhas de amianto e as paredes foram fechadas com costaneira de pinus.Por longos anos essa capelinha serviu a Comunidade em todas as suas atividades: reuniões, orações do terço, estudos da Palavra de Deus, catequese da Eucaristia e do Crisma e para as atividades sociais. Assim, foi sendo realizado um belíssimo trabalho pastoral e de assistência e desenvolvimento social. Ao mesmo tempo a Sra. Sueli foi movimentando a Comunidade para angariar fundos para a construção de uma capela em alvenaria. A Sra. Sueli era uma pessoa iluminada, mulher determinada e de fé, disponível e cheia de vontade para com as coisas de Deus. Foi assim que ela e a Comunidade conseguiram arrecadar um valor significativo. Quando se deu seu falecimento, deixou em caixa um saldo de aproximado de R$ 100.000,00 (Cem mil reais). 

Há três anos houve o casamento de uma jovem catequista naquela capelinha, ainda de madeira, e o Sr. Orlando Guarazemini, proprietário em Ubá, foi convidado para aquela união matrimonial e ficou apaixonado pela simplicidade da Comunidade. Sabendo que a Comunidade desejava construir uma capela digna, em alvenaria, desejou uma reunião com o Pe. Dony e alguns representantes da Comunidade, em sua propriedade.

Neste encontro foi mostrado a planta e o desejo de se construir algo já com visão do futuro. O Sr. Orlando assumiu a construção e se dedicou inteiramente, se doando e doando significativamente de suas economias. Teve o apoio incondicional de seu irmão José Pedro e dos familiares. Paralelamente uma equipe da Comunidade buscava recursos junto de algumas famílias para o pagamento dos pedreiros. Também foram promovidos dois almoços e um leilão do gado para ajudar na construção.

Não podemos deixar de apresentar nossa profunda gratidão a Deus, a Nossa Senhora Rainha da Paz, ao Pe. José Maria e a Sra. Sueli Aparecida, ambos de saudosa memória, que não devem ter deixado Deus em paz, suplicando, incessantemente, sua ajuda para que esse sonho se tornasse realidade. Gratidão à Comunidade “Rainha da Paz”, aos generosos colaboradores e, de modo muito particular, ao Sr. Orlando Aparecido Guarazemini. Este foi o coração de Deus junto da Comunidade. Se não fosse sua determinada generosidade e sua colaboração incansável não teríamos construído num prazo de 2 anos essa belíssima capela.

A construção da capela é de aproximadamente 400 m²; contando com a residência para o Padre, que é de mais ou menos 60 m²; 2 salas de catequese, sanitários masculinos, femininos e pessoas especiais e cozinha em torno de 180 m², no subsolo. A capela é para comportar em torno de 200 pessoas sentadas. Essa belíssima construção foi pensada e projetada pelo Pe. Dony e a Sra. Sueli, planta é do arquiteto, Engº Luciano Del Nero, ajustada e desenvolvida pelo Sr. Orlando. Tudo foi uma grande bênção de Deus.

A capela é dedicada a Nossa Senhora “Rainha da Paz”, por escolha da própria Comunidade, para ser a patrona da Comunidade.Sua inauguração se deu neste dia 20 de maio, sábado, às 17h, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, que fez a sua bênção e a sua consagração. A Comunidade Nossa Senhora “Rainha da Paz” preparou uma simples confraternização, para o ágape deste dia festivo, após a celebração de inauguração e consagração desta capela. Algo muito simples mesmo, porém, com muito carinho e amor.Nossa profunda gratidão ao Sr. Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano, por ter acolhido nosso convite e por ter presidido, com solenidade, esta celebração de inauguração. A todos indistintamente presentes neste ato celebrativo de louvor e agradecimento ao bom Deus, nosso Pai do Céu, nossa profunda gratidão, Pe. Walterlei Anderson de Sá e Pe. José Donizeti de Oliveira (Pe. Dony).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x