24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Miltinho de Carvalho

Jornal Primeira Página > Notícias > Miltinho de Carvalho > 3 de Maio, Dia do Sertanejo

3 de Maio, Dia do Sertanejo

25/04/2013 17h26 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
3 de Maio, Dia do Sertanejo

 

No próximo dia 3 de Maio, comemora-se o Dia do Sertanejo e a Coluna Sertaneja presta uma pequena homenagem a grandes ícones da música sertaneja/caipira de nossa cidade que se foram e nos deixaram muitas saudades:

 

GENTIL & GENEROSO, IN MEMORIAM: A TRAJETÓRIA DE UMA DUPLA QUE FEZ MUITO SUCESSO NAS DÉCADAS DE 1980/90

 

Essa dupla começou a sua história em 1979, após vários ensaios em casa. Eles formaram a dupla e foram incentivados pelos avós, pais e tios que lhes deram o maior apoio na época.

A estreia foi no então canal nove (Morada do Sol), de Araraquara, num programa do Toni Mineiro e com a música “Homem de Pedra”, do Trio Parada Dura. Depois a dupla foi para a Rádio São Carlos, no programa do José Boni e Leonel e na Rádio Progresso. Novamente em Araraquara, participou no programa Casa de Caboclo, do saudoso Moreira.

E assim foi com muitos shows pela cidade e região. A dupla também não podemos esquecer de um batalhador da música sertaneja, o saudoso José Paulo Maciel, autor de várias letras, como “Tristeza” que foi a faixa gravada por Gentil & Generoso no 1º Femusic (Festival de Música de São Carlos) e teve várias letras de autor como: “Filhos da Natureza” , “Pó Vermelho”, “Velha Cabana” e outras.

Gentil & Generoso não pode esquecer do Clube da Viola, criado na casa de Sérgio Gargarela e Celso Gargarela. “Tive o grande orgulho de estar tambem nessa criação e depois de agradecer ao Sesc São Carlos, na época, do saudoso diretor Gilberto que levou Gentil & Generoso a cantar em vários shows na região e capital”, relata Generoso.

A grande participação de Gentil & Generoso, levando o nome da cidade de São Carlos, foi no programa Viola Minha Viola, com Inezita Barroso e o saudoso Morais Sarmento.

Gentil & Generoso era conhecida como dupla do desafio, por interpretar um desafio de Zé do Rancho & Zé do Pinho, que se chamava “Desafio do Preto e o Branco”. “Depois cantamos nosso desafio que era o ‘Comedor de Batom’, de autoria José Paulo Maciel e música nossa”, relata Generoso.

Essa dupla participou de vários festivais e era bem conhecida e respeitada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x