19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Miltinho de Carvalho

Jornal Primeira Página > Notícias > Miltinho de Carvalho > Histórico da dupla João Carlos & Carlos Leite

Histórico da dupla João Carlos & Carlos Leite

21/09/2012 18h33 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Histórico da dupla João Carlos & Carlos Leite

João Carlos Ponci – 9 de junho de 1968 e Carlos José Leite – 18 de março de 1969, naturais de Poços de Caldas-MG. Unindo seus talentos musicais, a dupla se iniciou em 15 de abril de 2012. Sempre foram participantes ativos do meio artístico da música caipira tendo o gosto pela cantoria, pelos instrumentos violão e viola caipira, além do desejo de preservar a autêntica cultura cabocla através de manifestações artísticas, atuam então em uma jornada de trabalho seja como compositores, intérpretes e músicos sertanejos raiz/regional ou em apresentações direcionadas a festas populares e peças teatrais, com repertório objetivando não deixar que o povo esqueça as suas origens, culturas e crenças, já que moram em uma região com pessoas que vieram do meio rural em busca de trabalho e que ainda carregam consigo, o gosto pelas coisas da terra.

Tendo como linha o estilo sertanejo raiz, sempre dosados de alguns ritmos como: Cururu, guarânia, querumana, pagode de viola, cateretê, toadas, rancheiras e a temática das composições que retratam o dia a dia do homem do campo. Cantando e tocando com o instrumento no peito, valorizam as tradições e a cultura do nosso povo rural, tendo merecido reconhecimento nos locais em que divulgaram o trabalho como uma autêntica dupla de música caipira.

Esse trabalho abriu as portas para várias apresentações em auditórios de programas de rádio e televisão no interior paulista e mineiro. Vale ressaltar que em julho de 2012 a dupla se apresentou no programa de TV “Brasil Caipira” em Brasília/DF, apresentado pelo jornalista Luiz Rocha. 

João Carlos e Carlos Leite são sócios fundadores da Associação de Violeiros de Poços de Caldas, entidade esta que existe desde 31 de março de 2001 está contribuindo para manter a nossa cultura da música raiz, da dança de catira, da culinária mineira, do teatro e da união de várias duplas caipiras que compõem esta associação. Além de estarem ativamente organizando encontros de violeiros juntamente com a Associação de Violeiros de Poços de Caldas, destacando a realização do 1º ao 4º Encontro Regional de Violeiros de Poços de Caldas, com sucesso reconhecido por vários meios de comunicação, pela prefeitura municipal e pelo povo desta cidade.

Iniciando assim uma nova fase de apresentações já agendadas no interior de São Paulo e Minas Gerais com repertório valorizando os compositores da nossa região, dando continuidade à filosofia de trabalho da dupla, tem sido marcante ver ao contrário do que mostra a mídia em geral, pois nosso povo ainda sente o arrepio ao ouvir o som de uma viola caipira, um dueto de vozes, uma poesia cantada, uma dança de catira. Reconhecidos por onde passam como autêntica dupla caipira pelo seu repertório, vestimenta, modo de interpretar e simplicidade, desejam cada dia mais ver seu trabalho crescer. E que crescer signifique manter acesa a cultura do nosso povo do interior, que traz no sangue o desejo de valorização da família, dos bons costumes, da boa educação dos pais, dos filhos e da comunidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x