25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Miltinho de Carvalho

Jornal Primeira Página > Notícias > Miltinho de Carvalho > Índio Cachoeira se apresenta no Cantinho da Viola do Sesc

Índio Cachoeira se apresenta no Cantinho da Viola do Sesc

21/07/2012 11h43 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Índio Cachoeira se apresenta no Cantinho da Viola do Sesc

O cantor e violeiro Índio Cachoeira estará se apresentando no Cantinho da Viola do Sesc no próximo domingo, dia 29 de julho.

 

José Pereira de Souza (Índio Cachoeira) nasceu em Junqueirópolis (SP), divisa com mato Grosso. Aos oito anos de idade teve contato com a viola ouvindo um velho violeiro da região; sua mãe não gostava que ele ficasse nas rodas de viola e folias de reis, mas ele fugia de casa para ouvir de perto os ponteados.

Aos 17 anos começou sua vida profissional tocando tocando nas rádios locais já com o nome de Índio Cachoeira.Formou sua primeira dupla com Tião do Gado, hoje Carreiro da dupla Carreiro e Carreirinho. Em 1995 tornou-se o Pajé da tradicional dupla Cacique e Pajé, onde atuou por cinco anos e gravou 5 CDs.

Índio Cachoeira é um virtuoso da viola. Trabalhou muito em estúdios gravando com Rodrigo Matos (seu aluno mais ilustre), Ronaldo Viola e inúmeras duplas que, de tantas seções, ele nem se recorda de todos os discos que gravou. Além de compor, tocar e cantar, seguindo a tradição dos velhos violeiros, Cachoeira é luthier, sua marca é Canaã. Fabrica sua própria viola e violas de dez e quinze cordas, rabeca, violão e harpas. É um artesão de sons.

Índio Cachoeira, em 2012, foi reconhecido como um dos 10 melhores Violeiros do Brasil e receberá um Prêmio do Festival Voa Viola, foi também escolhido para representar o Brasil no Festival Espírito Mundo 2012, na França.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x